Materiais e dicas para educação

Recebemos muitas demandas de professoras(es) mães e pais a respeito da melhor maneira de ensinar estudantes com síndrome de Down. Reunimos neste espaço uma série de materiais que de apoio para o ensino de qualquer aluno, inclusive aqueles que têm síndrome de Down. Sugestões de outros materiais são bem-vindas. É só mandar por email contato@movimentodown.org.br

 

Materiais pedagógicos acessíveis em desenho universal para a aprendizagem – eLaborando/Diversa

Recursos desenvolvidos por educadores para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de maneira interesante e inclusiva, em turmas compostas por estudantes com e sem deficiência utilizando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Aqui você encontra lista de itens baratos e fáceis de encontrar para elaboração, vídeos sobre como fazer, sugestões de utilização e vídeos com professores em sala de aula utilizando o material. Todo material é acessível. Você também pode compartilhar sua experiência na utilização com seus alunos.

Este material foi desenvolvido pelo eLaborando – laboratório de pesquisa e producao de materiais acessiveis, parceiro do Movimento Down, para o Diversa – educação inclusiva na prática.

Caixa sensorial

Contando as luzes

Experimento sobre a sustentação do corpo

Jogos das cédulas

Jogo das formas geométricas

Jogo das formas tridimensionais

Jogo de luz e sombra

Lata de crianção de histórias

Mapa de relevo

Maquete do paladar

Maquete do paladar

Máquina de somar

Óculos de realidade aumentada

Painel interativo

Pique bandeira de tabuleiro

Pirâmide alimentar interativa

Pulmões infláveis

Roda das frações

Sistema digestório e respiratório

Sistema terra e lua

Tapete de histórias interativo

 

Coleção TO Brincando

Criado por meio de uma parceria entre Movimento Down, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e Faculdade de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o projeto TO Brincando Movimento Down e Correios trabalha com brinquedos e brincadeiras adaptados para favorecer o aprendizado de conceitos como linguagem, raciocínio lógico e percepção corporal.

Atividades de Leitura e Escrita do Portal Assistiva desenvolvidas pelo Projeto TO Brincando – UFRJ

Veja mais materiais no Portal de Tecnologia Assistiva do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ

Portal Assistiva

Pranchas de comunicação

Pranchas para interação social

Pranchas hospitalares

Atividades

Atividades de Lazer

Vida diária e prática

Sentimentos

Dicas de Tecnologia assistiva e adaptações

 

Canta e Lê

Vídeos com músicas mais lentas e com recursos multissensoriais  que facilitam que as crianças acompanhem canções infantis no seu ritmo, aprendendo a ler e falar com elas.

Nossa Vida com Alice

Além de ser co-criadora do Canta e Lê, Carol Rivello, mãe do Antônio e da Alice, do Blog Minha Vida com Alice, tem uma série de vídeos para ajudar a falar, ler e aprender de maneira fácil e divertida. Muitos dos vídeos trazem sinais com o ajuda das mãozinhas do Multigestos para quem tem apraxia da fala. Tem sempre alguma coisa nova no canal do Youtube. Não deixe de acompanhar! Destacamos alguns vídeos legais.

Dicas de estimulação

Vamos Escrever?

Vamos falar?

Vamos aprender os nomes dos amigos?

Vamos procurar?

Pedindo para ir ao banheiro

Cores

Frutas

Partes do corpo

Roupas

Animais

Leão

Sapo

Rato

Vaca

Gato

Pato

Rena

Pássaros

Animais da savana

Animais do fundo do mar

Vitória Régia

Floresta tropical

Moradias

Brinquedos

Livros

Contos de fada

Coisas antigas e novas

Coisas altas

Coisas pequenas

Coisas quadradas

Coisas redondas

Meios de transporte

Verão

Inverno

Outono

Festa junina

Natal

 

Manual de Desenho Universal para a Aprendizagem

Dicas de adaptação de livro didático para estudantes com deficiência intelectual.

Protocolo do Livro Digital Acessível

Relatório sobre a Implementação e Avaliação do Protocolo do Livro Digital Acessível, voltado para pessoas com deficiência intelectual, autismo, baixa visão, cegueira e surdez a aprender, lançado em junho de 2018, é uma realização do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com apoio do Movimento Down, UERJ e redes públicas da Baixada Fluminense.

 

Síndrome de Down na escola: dicas e práticas de inclusão

Ainda no Diversa, professores compartilham diversas dicas utilizadas com seus alunos.

 

Práticas e Desafios da Educação Inclusiva

Elaborado pelo Amankay – Instituto de Estudos e Pesquisas, o projeto visa criar metodologia para fortalecer o processo de inclusão na rede pública de ensino de Ribeirão Preto/ SP e também em outros Municípios, que queiram utilizar os seus produtos; a publicação “O Guia do Educador Inclusivo” e o jogo “#TurmadaInclusão”.

 

Dicas práticas para professores 1 – Criando uma sala de aula inclusiva

Estudos demonstram que uma cultura de classe inclusiva traz melhores resultados acadêmicos e sociais, além de promover a independência dos alunos com e sem deficiência.

 

Dicas práticas para professores 2 – Apoiando a conexão entre alunos na sala de aula inclusiva

Os colegas de um estudante o aceitam como membro de seu grupo – como um colega estimado; e a conexão com os colegas é mantida através de toda a sua experiência escolar.

 

Dicas práticas para professores 3 – Assistente de educação: menos é mais

Um assistente de educação pode ser um recurso inestimável na sala de aula para apoiar o professor a incluir um aluno com deficiência. Mas se um assistente educacional está muito ligado a um aluno com deficiência, isso se traduz em um resultado acadêmico e social mais limitado do que um estudante semelhante que não conta com assistente o tempo todo.

Aprendendo por inteiro

Dicas de abordagens práticas e fáceis de fazer.

 

Projeto Participar

Desenvolvido na Universidade de Brasília, conta com programas que auxiliam na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual. Veja o vídeo.

 

Ensino de Matemática

Matemática no dia a dia para crianças com Down

Livro Síndrome de Down e Matemática

Matemática – estratégias

 

Ensino de Geografia

Estratégias inclusivas para o ensino de geografia

Como consolidar os valores pedagógicos e jurídicos no ensino de geografia? A partir da aproximação entre o conteúdo e a vivência prática cotidiana, para que o conceito perca em força abstrata e ganhe em concretude.

 

Ensino de Educação Física

O esporte, assim como a educação física, pode atuar como uma ferramenta extraordinária para a mudança desse contexto, desde que pensado a partir de uma perspectiva inclusiva, que garanta a participação de todos.

 

Educação sexual

Educação sexual e síndrome de Down

Educação sexual para jovens com deficiência intelectual

 

8 informações que você precisa saber sobre educação inclusiva

Entenda melhor essa questão com algumas informações que todo mundo precisa saber sobre educação inclusiva.

 

Diretrizes de Educação da Down Syndrome International

Orientações válidas para todos países sobre inclusão escolar de estudantes com síndrome de Down, organizadas por especialistas da Down Syndrome International. (em inglês)

 

Cada um aprende de um jeito

Professores propõem a alunos de 1ª a 8ª série com deficiência as mesmas atividades planejadas para os demais.

 

Educação infantil

A entrada da criança com síndrome de Down ou outras deficiências intelectuais na educação infantil regular costuma trazer resultados muito positivos, sobretudo se a instituição está preparada para promover a inclusão.

 

Cartilha Inclusão na Educação fundamental

Crianças com síndrome de Down que estudam com colegas sem deficiência beneficiam não só a si mesmas, mas também aos outros alunos da escola.

 

Coleção – A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar

A coleção “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar” foi produzida pelo Ministério da Educação com o objetivo de contribuir para o debate sobre a inclusão na escola e contribuir para a formação dos professores que trabalham com o Atendimento Educacional Especializado – AEE.

“A escola deve estar inserida no mundo de verdade”

Entrevista com Maria do Pilar Lacerda, que quer uma escola inserida no mundo de verdade, onde os estudantes sejam vistos como pessoas que têm cultura, vivências, saberes próprios e diferentes.

 

Considerações contextuais e sistêmicas para a educação inclusiva

As salas de aula, assim como os professores e os alunos designados a ela, são únicas. Um modelo ou uma prática que funcione em uma sala de aula não necessariamente servirá para uma outra. Similarmente, os variados componentes que operam dentro de uma sala de aula podem ter um impacto significativo nos resultados educacionais obtidos pelos alunos.

 

Resumo do levantamento sobre educação inclusiva da Universidade de Harvard

O Relatório é uma leitura essencial para administradores de educação, professores e pais na documentação dos resultados de uma revisão sistemática de 280 estudos de 25 países.

 

10 direitos da criança com deficiência na escola

Conheça 10 direitos relacionados à educação da pessoa com deficiência que nem sempre são cumpridos, assim como três sugestões para lidar com eventuais problemas.

 

Parecer de Comitê da ONU sobre educação inclusiva

Documento emitido em 2016, com a colaboração de organizações de pessoas com deficiência de todo mundo, o parecer (comentário geral n. 4), elaborado pelo Comitê de monitoramento da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência detalha os requisitos para que o direito à educação inclusiva, garantido pelo artigo 24 da Convenção, seja aplicado em todos os países.

 

Publicação “Direito à Educação: orientações sob a perspectiva inclusiva”, do Ministério Público e OAB/RJ

A publicação reúne em um mesmo material atos normativos, artigos e orientações voltadas a estudantes, escolas e familiares sobre Educação Inclusiva.

 

Vídeo-aula do Conselho do MP – “Ensino Regular, AEE e Educação Profissional”

Vídeo-aula sobre “Educação Inclusiva – Pessoa com Deficiência”, realizada pelo Grupo de Trabalho de Direitos da Pessoa com Deficiência – GT7 do Conselho Nacional do Ministério Público CNMP, com a finalidade de divulgar e contribuir com o processo de inclusão de alunos com deficiência.

 

Linha do tempo da educação inclusiva

Conheça a evolução do direito de estudantes com deficiência à educação inclusiva.

 

Legislação brasileira relacionada à educação

Confira as principais leis sobre o tema.