3 Vivas para o bebê: Guia para mães e pais de crianças com microcefalia

0001

Botão de download.A chegada de um filho numa família tem sempre um impacto enorme. Quando essa criança nasce diferente do esperado, o susto é maior ainda. Surgem muitas incertezas que vêm do desconhecimento. Essas incertezas podem chegar a abalar a relação da mãe com a criança, tão fundamental na vida de qualquer um, e preciosa no caso de bebês com deficiência. O envolvimento e o carinho da família desde cedo vai influenciar diretamente no desenvolvimento e na qualidade de vida da criança.

Com o nascimento de vários bebês com microcefalia associadas ao vírus zika nos últimos tempos, muitas famílias têm-se visto desamparadas, sem saber o que fazer. O Movimento Down decidiu então estender a mão às novas mães, oferecendo o apoio que elas precisam nos primeiros momentos.

Nasce o Guia de Acolhimento para Famílias de Crianças com Microcefalia – Três Vivas para o Bebê! Nele, mães e pais vão encontrar as palavras que faltam na hora da notícia, em que o diagnóstico ou a suspeita de deficiência é revelada pelos médicos.

“Praticamente todas as famílias de pessoas com deficiência que encontro tiveram uma história traumática na hora em que foi o diagnóstico foi comunicado. Fizemos essa cartilha para acalmar as novas mães e pais, e dizer que deficiência não é um bicho de sete cabeças, nem o fim do mundo. A grande maioria das famílias se adaptam à nova realidade e não conseguem imaginar suas vidas sem seus filhos. Quando começamos a ver os casos de microcefalia e o desespero das famílias, logo nos identificamos e resolvemos levar até elas palavras que já serviram de aconchego para tanta gente, segundo relatos que recebemos. A função desta publicação é acolher principalmente as mães” , explica Patricia Almeida, autora do guia e co-fundadora do Movimento Down.