Educação sexual para jovens com deficiência intelectual

Pipas no Ar é um trabalho pioneiro na área de inclusão social e direitos humanos dirigido pelas psicólogas Lilian Galvão e Fernanda Sodelli em 2005. As oficinas de educação sexual para jovens com deficiência intelectual comprovaram a possibilidade e a necessidade de se trabalhar com pessoas que recebem poucas informações sobre tema, em conseqüência de preconceitos e pensamentos equivocados a respeito da deficiência intelectual e da sexualidade.

O vídeo Pipas no Ar, realizado com apoio da UNESCO, documentou estas oficinas no Carpe Diem, em São Paulo.

Direção do vídeo: Paulo Baroukh – pbaroukh@gmail.com

Em 2008, dois integrantes do Carpe Diem que participaram do projeto Pipas no Ar, Bia Paiva e Thiago Rodrigues, foram convidados para apresentar um poster sobre as pessoas com síndrome de Down no mundo da sexualidade no VII Congresso Brasileiro: Prevenção das DST e Aids, em Florianópolis / SC. Leia o relato de Carolina Yuki Fujihira, Mediadora do Carpe Diem, sobre a apresentação:

Mais do que apresentarem argumentos que demonstravam a importância de pessoas com a deficiência intelectual poderem receber atenção no campo da sexualidade, Bia e Thiago estavam literalmente presentes num evento que discutia o cuidado com sexualidade. Estavam adentrando um mundo que pouco conhecia suas existências. E posso dizer como testemunha, que puderam “dar seus recados” de uma maneira doce e arrebatadora. Enquanto explicavam, cheios de boa vontade, os pôsters a todos que lá apareciam, ou quando apresentavam, cheios de orgulho, suas palestras sob o palco, cansei de ouvir comentários do tipo: “Nossa! Vou ter que rever meus valores!”.

“Se vocês podem beijar, por que eu não posso? Se vocês podem namorar, por que eu não posso? Se vocês têm relações sexuais, por que eu não? Me sinto triste com isso!”. Foi o que Thiago disse a uma grande plateia. “Sexualidade não é privilégio de quem não tem deficiência! Aprendi muito com o Projeto Pipa e hoje eu namoro e estou aqui neste congresso falando para vocês!”. Foi o que Bia falou para a mesma platéia. Fazer as pessoas reverem seus valores, este foi o resultado que Bia e Thiago alcançaram nesta grande aventura à Florianópolis.

Aventura que começou quase três meses antes do evento, com a preparação de tudo. Bia e Thiago participaram de todo o processo: desde a inscrição no congresso até a elaboração das apresentações. Sem contar, é claro, da grande ansiedade que antecedeu os momentos de verificarmos o aceite dos trabalhos inscritos e das bolsas (financiamentos) que nos possibilitaram passagens aéreas e hospedagem. Vivenciaram passo por passo. Suas apresentações também foram construídas por eles. Discutimos muito em grupo de Cidadania tudo o que lhes era importante no campo da sexualidade após vivenciarem o Projeto Pipa: conquistas e incômodos. E a partir destas discussões elaboraram suas apresentações. Contaram com a ajuda das mediadoras apenas para melhor organizarem suas idéias na montagem dos slides no Power Point. Sabiam de suas responsabilidades como representantes de seus colegas do Carpe Diem. E lá fomos nós de mala, cuia, slides e pôsters…

Voltamos com uma bagagem ainda maior: encontros vividos que marcaram a vida de muitos! Fonte: Inclusive