Movimento Down

O acesso à informação faz toda a diferença na vida de uma pessoa com síndrome de Down e de sua família, desde o seu nascimento. Por meio de informações atualizadas e de qualidade, é possível compreender que, assim como qualquer pessoa, quem nasce com síndrome de Down vem ao mundo cheio de potencialidades. O Movimento Down foi criado em 21/3/2012 para reunir conteúdos e iniciativas que colaborem para o desenvolvimento dessas potencialidades e que contribuam para a inclusão de indivíduos com síndrome de Down e deficiência intelectual em todos os espaços da sociedade.

Assista ao vídeo com a campanha de nosso portal, estrelada pelo autodefensor Breno Viola:

Hoje são muitos os exemplos de pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual que alcançam importantes e diversas conquistas, como estudar, trabalhar, participar de sua comunidade, viver sozinhas e casar. A confiança para quebrar essas barreiras está diretamente ligada ao incentivo daqueles que acreditam na capacidade dessas pessoas.

O Movimento Down produz conteúdos diversificados para ajudar famílias, profissionais e o público em geral a combater preconceitos e a buscar condições efetivas de inclusão. O resultado pode ser conferido gratuitamente em nosso portal e em publicações sobre temas como acolhimento, estimulação precoce e educação inclusiva. Aqui você encontra mais informações sobre nossos projetos.

Também acreditamos que as pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual precisam ter acesso a orientações importantes para cuidar de sua saúde, buscar seus direitos e ter voz ativa, ou seja, falar por si mesmas.

Por isso, produzimos materiais em comunicação fácil, como a cartilha Cuidados de Saúde às Pessoas com Síndrome de Down. A publicação é uma versão das Diretrizes de Atenção para Pessoas com Síndrome de Down do Ministério da Saúde desenvolvida em conjunto por especialistas e jovens com síndrome de Down.

Nossa rede de parceiros é fundamental para transformar tantos projetos em realidade. O Movimento Down é filiado à Down Syndrome International e à Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. A organização conta com a participação de colaboradores entre profissionais de diversas áreas, ativistas, familiares e pessoas com síndrome de Down. Você também faz parte desta rede. Ajude a divulgar o portal Movimento Down, nossas publicações e projetos. Juntos, podemos muito mais!

Linha Editorial

O Movimento Down acredita que a informação é uma potente ferramenta para a inclusão. Acreditamos que, com o compartilhamento de conteúdos atualizados, é possível melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais em todos os âmbitos da sociedade.

Para isso, produzimos e difundimos informações e orientações sobre legislação, saúde, terapias, educação, pesquisas, estratégias, boas práticas que permitam, com o empenho e envolvimento das pessoas com síndrome de Down, sua família, profissionais de atendimento e aliados, promover a inclusão na prática.

Seguimos os preceitos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que defende que as pessoas com deficiência devem ter garantidos todos os direitos humanos em igualdade de condições com os demais. Defendemos que todos os apoios necessários sejam oportunizados para que as pessoas com síndrome de Down possam ser incluídas de fato em todas as atividades de suas comunidades. Por essa razão não incentivamos, apoiamos ou divulgamos práticas exclusivas, como cursos, trabalho, escolas ou grupos “especiais”.

O Movimento Down é uma iniciativa do MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social, realizado em parceria com o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro.