Protocolo do Livro Digital Acessível

Protocolo do Livro Digital Acessível

Um dos maiores desafios dos educadores é adequar a aprendizagem a cada aluna, levando em conta que  cada um tem talentos e interesses diferentes, e aprende de maneiras diversas. O Desenho Universal para Aprendizagem vem preenchendo esta lacuna como um conjunto de possibilidades – materiais flexíveis, técnicas e estratégias – que busca ampliar a aprendizagem […]

Orientações para o período de matrícula nas escolas

Orientações para o período de matrícula nas escolas

As escolas públicas ou particulares devem dispor a matrícula e arcar com os gastos e investimentos necessários à educação de qualquer criança, inclusive aquelas que têm deficiência. No período de matrículas, saiba o que deve ser denunciado e combatido: Práticas abusivas, que podem caracterizar infração administrativa e/ou criminal: • Não aceitar a matrícula de aluno […]

Materiais e dicas para educação

Materiais e dicas para educação

Recebemos muitas demandas de professoras(es) mães e pais a respeito da melhor maneira de ensinar estudantes com síndrome de Down. Reunimos neste espaço uma série de materiais que de apoio para o ensino de qualquer aluno, inclusive aqueles que têm síndrome de Down. Sugestões de outros materiais são bem-vindas. É só mandar por email contato@movimentodown.org.br […]

Aprendendo por inteiro

Aprendendo por inteiro

Por Patricia Almeida   Não sou professora, mas como mãe de uma adolescente com síndrome de Down, desde que ela nasceu me interesso muito por educação e especialmente por alfabetização.     Um dos melhores livros que já li sobre o assunto é Criança aprendendo por inteiro (Whole child learning), de Natalie Hale. Natalie é […]

Parecer de Comitê da ONU  sobre educação inclusiva

Parecer de Comitê da ONU sobre educação inclusiva

Emitido em 2016, com a colaboração de organizações de pessoas com deficiência de todo mundo, o parecer (comentário geral n. 4), elaborado pelo Comitê de monitoramento da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência detalha os requisitos para que o direito à educação inclusiva, garantido pelo artigo 24 da Convenção, seja aplicado em todos […]

Vídeo-aula do Conselho do MP – “Ensino Regular, AEE e Educação Profissional”

Vídeo-aula do Conselho do MP – “Ensino Regular, AEE e Educação Profissional”

Assista à vídeo-aula sobre “Educação Inclusiva – Pessoa com Deficiência”, realizada pelo Grupo de Trabalho de Direitos da Pessoa com Deficiência – GT7 do Conselho Nacional do Ministério Público CNMP, com a finalidade de divulgar e contribuir com o processo de inclusão de alunos com deficiência. Ensino Regular, Atendimento Educacional Especializado e Educação Profissional  Maria […]

Dicas para se tornar um parceiro da criança e desenvolver sua comunicação

Dicas para se tornar um parceiro da criança e desenvolver sua comunicação

O americano, Dr James Macdonald, é psicólogo, fonoaudiólogo e professor com mais de 50 anos de experiência. Ele é o autor do livro Play to Talk (Brincar para Falar), apenas disponível em inglês. Abaixo, resumimos dicas do Dr MacDonald para desenvolver a comunicação de crianças com atraso na linguagem.  Como as pessoas presentes na vida […]

Sou Autista, tenho direito ao meu próprio corpo

Sou Autista, tenho direito ao meu próprio corpo

As pessoas autistas e com outras deficiências, especialmente com deficiências intelectuais como a síndrome de Down, enfrentam um grande estigma quando o assunto é o direito ao próprio corpo. De uma maneira geral, a sociedade e a família ainda os tratam como anjos ou como eternas crianças, incapazes de tomar decisões. Sua sexualidade é considerada […]

Como ela é?

Como ela é?

Há algumas semanas compartilhamos com vocês o Resumo do Aluno, preparado pela Andrea Werner, do blog A Lagarta vira Pupa, para os professores e terapeutas do filho dela, o Théo. Patricia Almeida, co-fundadora do Movimento Down e mãe da Amanda, fez uma versão para as pessoas que interagem com a sua filha saibam “Como ela é”. […]