Equipe

Conheça um pouco mais sobre a equipe do Movimento Down:

Bianca Soares Ramos

Bianca Soares Ramos – Coordenadora de Desenvolvimento Institucional 
Arquiteta e Urbanista formada pela UFRJ com especialização em análise de Políticas Públicas pelo Instituto de Economia da UFRJ. Experiência na área publica em programas das áreas sociais, especialmente no Programa Intersetorial de educação integral Bairro-Escola, entre 2006 e 2009, e na assessoria à presidência da Agência Nacional do Cinema, entre 2009 e 2011. Atuou como Gestora da Associação Cidade Escola Aprendiz durante a implementação do Projeto Bairro Educador na Cidade do Rio de Janeiro, entre 2011 e 2013.

 

Christiane Aquino

Christiane Aquino Bonomo – Cofundadora e Conselheira 
Diplomata de carreira do Itamaraty, Bacharel em Direito pela UCSal, com MBA pela University of Bridgeport, especialização em Direito da OMC pela Georgetown University e em Política Comercial por Harvard. Serviu por cinco anos na Embaixada do Brasil em Washington, DC, nos Estados Unidos. Christiane desenvolve projetos nas áreas pedagógica (material de alfabetização precoce – Down Syndrome International Education, UK; projeto LIBRAS e música – Signing Time, EUA); e social (filme “Assim como Você” – Just Like You, em parceria com a Down Syndrome Guild of Greater Kansas City), entre outros.

mulher com microfone na mao.

Cristiane Zamari – Conselheira Jurídica
Advogada e Vice Presidente do Condefi de Santos (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência), é idealizadora e membra da comissão do projeto “OAB/CONDEFI/MP em fiscalização e orientação nas escolas particulares de Santos em cumprimento da LBI”. Pós-graduada em Gestão Educacional com ênfase na Educação Inclusiva, membra da Comissão do Programa Santos Acessível da Prefeitura de Santos, formadora de jovens com deficiência intelectual sobre capacidade civil e responsabilidades sociais do NUTRE (Núcleo de treinamento para o trabalho) da APAE de Santos, palestrante da SEDUC para formação jurídica sobre a Lei Brasileira de Inclusão.

Gonzalo Lopez.

Gonzalo Lopez – Conselheiro Institucional
Advogado – Conselheiro Institucional do MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social (Movimento Down / Movimento Zika); Mestre pela UFRJ; Membro da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) do Conselho Federal da OAB; Membro do Comitê Jurídico da FBASD; Secretário-Geral da Comissão OAB vai à Escola/RJ e Delegado da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ;

Maria Antonia Goulart

Maria Antônia Goulart – Cofundadora e Coordenadora Geral 
Membro do GT Nacional de Criatividade e Inovação (MEC) e bacharel em Direito pela UNB. Tem experiência na área pública como secretária municipal de Nova Iguaçu/RJ, responsável pela concepção e implementação do Programa Intersetorial de Educação Integral “Bairro-Escola” de 2005 a 2010. Coautora do livro “Caminhos da Educação Integral no Brasil” (Editora Penso, 2012). Cofundadora e Coordenadora Geral do Movimento Down e do MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social. Coordenadora da iniciativa do Unicef do livro digital acessível no Brasil e membro do Comitê Gestor do Centro de Referências em Educação Integral.

Patricia Almeida – Cofundadora e Conselheira 
Jornalista e mestre em Estudos sobre Deficiência pela CUNY – City University of New York e especialista em Linguagem Simples. Criadora dos grupos RJDown e DFDown e uma das fundadoras do Movimento Down. Foi assessora da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. É fundadora e coordenadora da agência de notícias Inclusive – Inclusão e Cidadania. Atua na coordenação do Instituto MetaSocial, da campanha Ser Diferente é Normal. Participou dos esforços que levaram à ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência pelo Congresso Nacional. Introduziu no Brasil a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down – 21/3, em 2006. Em 2011, coordenou os esforços da sociedade civil na iniciativa do governo brasileiro para inclusão da data no calendário oficial da ONU. É membro da coordenação da Frente Nacional das Mulheres com Deficiência.

foto de mulher sorrindo.

Vivi Reis – Conselheira

Vivi Reis, educadora, escritora e fundadora do @inclusivamente, acredita que a construção plural, através da valorização da diversidade é o caminho para que TODOS possam se sentir pertencentes e incluídos.

Laís Silveira Costa – Conselheira

Mãe de duas crianças , ativista pelos direitos das pessoas com deficiência , cocriadora do AcolheDown, pesquisadora e professora do programa de pós graduação de Saúde Pública e de Direitos Humanos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, integrante da Rede PMA-APS (Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde – Atenção à Saúde Primária) da Fiocruz e capacitista em desconstrução.

Karina Icassati – Conselheira

Ativista da causa das pessoas com deficiência desde 2013. Formação em gestão de negócios, estudante de Pedagogia, pós graduação em educação inclusiva. Mãe da Marina e do Gabriel. Fundadora da RedeTBrasil e Coordenadora da Rede de Ativadores do Movimento Down.

 

Kiki Faria – Conselheira

Profissional de Educação Física e de Psicomotricidade, especialista em síndrome de Down e em atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência.
Atua como Psicomotricista em clínicas e várias instituições, entre elas no Instituto MetaSocial. É fundadora do Ampliar Movimento e da Biblioteca Itinerante do Amigos da Angel e integrante do Eu Me Protejo. Acredita no protagonismo e na inclusão através do movimento.

kiki farias - mulher sorrindo