Equipe

Conheça um pouco mais sobre a equipe do Movimento Down:

 

Bianca Soares RamosBianca Soares Ramos – Coordenadora de Desenvolvimento Institucional 
Arquiteta e Urbanista formada pela UFRJ com especialização em análise de Políticas Públicas pelo Instituto de Economia da UFRJ. Experiência na área publica em programas das áreas sociais, especialmente no Programa Intersetorial de educação integral Bairro-Escola, entre 2006 e 2009, e na assessoria à presidência da Agência Nacional do Cinema, entre 2009 e 2011. Atuou como Gestora da Associação Cidade Escola Aprendiz durante a implementação do Projeto Bairro Educador na Cidade do Rio de Janeiro, entre 2011 e 2013.

 


Christiane AquinoChristiane Aquino Bonomo – Cofundadora e Conselheira (Brasília – DF)
Diplomata de carreira do Itamaraty, Bacharel em Direito pela UCSal, com MBA pela University of Bridgeport, especialização em Direito da OMC pela Georgetown University e em Política Comercial por Harvard. Serviu por cinco anos na Embaixada do Brasil em Washington, DC, nos Estados Unidos. Christiane desenvolve projetos nas áreas pedagógica (material de alfabetização precoce – Down Syndrome International Education, UK; projeto LIBRAS e música – Signing Time, EUA); e social (filme “Assim como Você” – Just Like You, em parceria com a Down Syndrome Guild of Greater Kansas City), entre outros.

 

 

Gisele Fontes.Gisele Fontes – Conselheira
Licenciada e Bacharel em História pela UFPa, Bacharel em Direito pela UNAMA, Mestre em Direitos Humanos pela UFPa. Professora de cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito. Servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e Diretora Jurídica do Sindicato dos Servidores do TJE/Pa – SINJEP. Co-fundadora da Associação Singularidade Down. Colaboradora da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/PA. Conselheira Estadual de Segurança Alimentar e Conselheira Estadual da Pessoa com Deficiência do Estado do Pará.

 

 

Gonzalo Lopez.Gonzalo Lopez – Conselheiro Institucional
Advogado – OAB-RJ; Mestrando HCTE/UFRJ; Consultor Institucional do MAIS; Membro do Comitê Jurídico da FBASD; Secretário-Geral da Comissão OAB vai à Escola/RJ; Delegado da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e da Comissão de Prerrogativas OAB/RJ; Moderador do RJ Down; Professor de Direito Constitucional, Educacional e Direitos da Pessoa com Deficiência e Professor de Geografia.

 

 

 

José Gonzaga de AraújoJosé Gonzaga de Araújo – Assessor Administrativo Financeiro
Atua há 26 anos com Produção Cultural. Acompanhou e atuou em produções e ações do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) entre 1993 e 1996. Fundou a Pedra Corrida Produções em 2000 e desde então vem apoiando e produzindo artistas, organizações e projetos como o Grupo Nós do Morro e o Movimento Humanos Direitos – MhuD. Em 2009 fundou a Associação Cultural KM32, com a idealização e implementação do projeto PARATODOS, que oferece atividades culturais e de complementação escolar, gratuitamente, para crianças e adolescentes moradores do KM 32, um dos bairros mais pobres e violentos da cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

 

 

Maria Antonia GoulartMaria Antônia Goulart – Cofundadora e Coordenadora Geral 
Membro do GT Nacional de Criatividade e Inovação (MEC) e bacharel em Direito pela UNB. Tem experiência na área pública como secretária municipal de Nova Iguaçu/RJ, responsável pela concepção e implementação do Programa Intersetorial de Educação Integral “Bairro-Escola” de 2005 a 2010. Coautora do livro “Caminhos da Educação Integral no Brasil” (Editora Penso, 2012). Cofundadora e Coordenadora Geral do Movimento Down e do MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social. Coordenadora da iniciativa do Unicef do livro digital acessível no Brasil e membro do Comitê Gestor do Centro de Referências em Educação Integral.

 

 

Maria AparecidaMaria Aparecida Atanásio – Funcionária de Serviços Gerais 
Maria Aparecida Atanásio, a Cida, de 60 anos, gosta que o escritório esteja sempre nos trinques. Para isso, a funcionária de serviços gerais do Movimento Down não poupa esforços: sobe e desce escadas com o espanador e a vassoura nas mãos baixando qualquer poeira. Junto com o espanador e a vassoura, ela carrega seu radinho, porque música é uma das suas maiores paixões. Mãe de 7, avó de mais 7, Cida quer ver seu filho caçula, Andrezinho, de 17 anos, deslanchar, ou como jogador de basquete, esporte que pratica há 9 anos, ou como baterista. Ao se definir, Cida diz apenas: “eu amo a vida”.

 

 

 

Patrícia AlmeidaPatricia Almeida – Cofundadora e Conselheira 
Jornalista e mestranda em Estudos da Deficiência, criadora dos grupos RJDown e DFDown e uma das fundadoras do Movimento Down. Foi assessora da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. É fundadora e coordenadora da agência de notícias Inclusive – Inclusão e Cidadania. Atua na coordenação do Instituto MetaSocial, da campanha Ser Diferente é Normal. Participou dos esforços que levaram à ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência pelo Congresso Nacional. Introduziu no Brasil a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down – 21/3, em 2006. Em 2011, coordenou os esforços da sociedade civil na iniciativa do governo brasileiro para inclusão da data no calendário oficial da ONU. É membro do Conselho da Down Syndrome International.

 

Rosana da LuzRosana da Luz – Cozinheira 
Rosana, a Rô, é a dona do tempero mais saboroso do pedaço. Prepara com carinho o almoço da equipe toda, criando sempre um cardápio variado. E ainda faz bolos incríveis para os lanches da tarde. Nascida em Antonina, no Paraná, Rô também tem outras quatro criações irresistíveis: seus filhos Jorge Juan, de 17 anos, William Renan, de 15, Dian Luca, de 7, e Luiz Fernando, de 5 anos. Adora ler e brincar com suas crianças.

 

 

.