Meu bebê chegou!

Meu Bebê Chegou

TRÊS VIVAS PARA O BEBÊ!

Seu bebê nasceu com síndrome de Down ou recebeu um diagnóstico de trissomia 21? O Movimento Down preparou a cartilha “Três Vivas para o Bebê!”, escrita por mães e pais que, como você, têm filhos com síndrome de Down.

Nesta publicação, você encontra o relato sobre o que eles sentiram, além de informações que gostariam de ter ouvido quando o bebê nasceu.

Faz parte do livreto a caderneta de vacinação especial e as curvas de crescimento para crianças com síndrome de Down.

Capa do guia Três Vivas para o Bebê!
Cartilhas três vivas para o bebê com relatos sobre o que familiares sentiram, além de informações que gostariam de ter ouvido no momento da notícia.

 

Clique aqui para fazer o download da cartilha.

– Clique aqui para ver o conteúdo da cartilha no formato de texto.

Clique aqui para fazer o download da caderneta de saúde da criança.

– Novas curvas de crescimento, de 0 a 20 anos (atualizadas em 2016)

– Vai dar a notícia? Dicas para profissionais de saúde

In English – Three cheers for the baby!

 

 

 

 

ESTÁ ESPERANDO? O QUÊ ESPERAR?

Veja o vídeo “Querida Futura Mamãe”.

logo do chat21 - central humanizada de acolhimento t21.

CHAT21 – CENTRAL DE ATENDIMENTO HUMANIZADO T21

Recebeu o diagnóstico de síndrome de Down durante exames ou na maternidade e quer conversar com quem já passou por esse momento? Entre no site do Chat21. Conectamos famílias, promovendo um acolhimento personalizado, à distância, através do Whatsapp.

www.chat21.com.br 

Você pode também enviar um e-mail para contato@movimentodown.org.br. Ou procurar a Federação Brasileira de Associações de síndrome de Down (FBASD) ou instituições cadastradas em nossas Redes de Atendimento. No nosso portal, também disponibilizamos os contatos de grupos virtuais de apoio de todo o país. Veja aqui a lista completa dos grupos de discussão sobre síndrome de Down na internet.

ADOÇÃO

O bebê Theo, com os pais.

 

Se o seu bebê com síndrome de Down chegou por meio da adoção, clique aqui para ver histórias de outras famílias que também passaram por esta experiência.
AMAMENTAÇÃO

Foto: Isaías Emilio da Silva
Foto: Isaías Emilio da Silva

 

 

É comum algumas mães terem dificuldade em amamentar os bebês. Mas é possível!- Clique aqui para ler nossas dicas de amamentação
DIRETRIZES DE ATENÇÃO À PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN 

Um grupo de jovens com e sem síndrome de Down posa para a foto em seu local de trabalho. Eles usam um uniforme branco e uma touca branca na cabeça. Todos sorriem. A imagem exemplifica a importância da autonomia e inclusão social de pessoas com deficiência. As Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down foram publicadas pelo Ministério da Saúde em 2012. O documento é uma importante conquista e orienta pais e profissionais sobre os principais cuidados de saúde relacionados às pessoas com síndrome de Down. Clique aqui para fazer o download da publicação. IMPRIMA E LEVE AS DIRETRIZES PARA A/O MÉDICA/O DE SEU FILHA/O. MUITOS PROFISSIONAIS AINDA NÃO AS CONHECEM. Novas curvas de crescimento de 0 a 20 anos (atualizadas em 2016). O Movimento Down participou da elaboração das Diretrizes e também produziu com o apoio de pessoas com síndrome de Down uma versão em comunicação fácil das Diretrizes chamada Cuidados de Saúde às Pessoas com Síndrome de Down. Clique aqui para fazer o download da cartilha.


CARTILHAS DE SAÚDE

Capa do caderno de Introdução das Cartilhas de Saúde. Na capa, uma garota com síndrome de Down aparece sorrindo. Sua imagem mostra apenas a cabeça. Sob a foto, está escrito Introdução e logo embaixo a descrição da série de Cartilhas sobre Saúde.Saber exatamente quais são as questões de saúde que podem ocorrer com mais frequência em pessoas com síndrome de Down, conseguir diagnosticá-las de forma rápida e eficiente e buscar os tratamentos adequados são medidas essenciais para que indivíduos com a trissomia possam desfrutar de uma vida plena e saudável. Nesta publicação, o Movimento Down disponibiliza informações relevantes e atualizadas sobre as principais questões de saúde relacionadas à síndrome.

Botão de download.

 

 

Pessoas com síndrome de Down têm direito a vacinação especial gratuita nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) do Ministério da Saúde. Confira os endereços em todo Brasil.

GUIA DE ESTIMULAÇÃO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Capa do novo Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down. Na foto, uma menina com síndrome de Down está sentada na calçada. Ela faz um exercício de sopro com a boca, uma das várias atividades indicadas no Guia. A logo do Movimento Down se encontra no canto superior direito. Na lateral esquerda exista uma borda formada por diversos círculos coloridos. Na parte inferior da foto e sobre a menina, está o título do Guia. A estimulação precoce é fundamental para auxiliar o desenvolvimento dos bebês com síndrome de Down. O Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down foi desenvolvido em parceria com especialistas para ajudar os pais a colaborarem para o desenvolvimento de seus filhos com exercícios simples que podem ser feitos em casa já nos primeiros dias de vida. Veja aqui os exercícios para as etapas da vida do bebê entre 0 e 36 meses.
VÍDEOS TUTORIAIS DE ESTIMULAÇÃO

Lunna é uma bebê com síndrome de Down. Na foto, ela aparece em cima de um tapete onde faz exercícios de estimulação.

Veja os vídeos tutoriais com exercícios de estimulação precoce.

http://www.movimentodown.org.br/crescer-com-sindrome-de-down-tutoriais/

 

Veja como fazer materiais para estimulação para seu bebê em casa no guia “Caixa e Bacia”.

https://movimentozika.files.wordpress.com/2018/01/tutorial-caixa-e-bacia-portugues-3.pdf

 

 

 

PRIMEIRO ANO

– Clique aqui para ler a coluna de Ivelise Giarolla, sobre o primeiro ano de vida de sua filha Lorena, que nasceu com síndrome de Down.

 

logo do webinar chat21.

WEBINÁRIOS CHAT21

O Movimento Down é parceiro do CHA21 numa série de webinários sobre vários assuntos relacionados a síndrome de Down. Não perca!

http://www.movimentodown.org.br/2018/01/assista-os-webinarios-do-chat21/

 


SÉRIE “QUAL É A DIFERENÇA? “

4375414_x360 - Cópia

A série de 5 capítulos exibida no Fantástico em 2015, teve apresentação conjunta de Breno Viola e do Dr Drauzio Varela. Os vídeos falam sobre as diversas fases da vida de pessoas com síndrome de Down

http://www.movimentodown.org.br/2015/08/qual-e-a-diferenca/

CRESCER COM SÍNDROME DE DOWN – HISTÓRIAS

Pai, mãe e filho com síndrome de Down posam para a foto. A mãe segura o filho no colo enquanto ele acena para a câmera..
Crescer com Síndrome de Down

Conheça a história do Movimento Down, e de várias pessoas com síndrome de Down e suas famílias.

http://www.movimentodown.org.br/crescer-com-sindrome-de-down-historias-de-inspiracao/

 

 

 

 

 

 

GERAÇÃO 21

cartaz geracao 21.Quer conhecer 12 brasileiros com síndrome de down que estão no caminho da autonomia? A websérie Geração 21, de Alex Duarte, conta a história deles:

http://www.movimentodown.org.br/2017/04/webserie-geracao-21/

REDES DE ATENDIMENTO

Muitos pais têm dificuldade em encontrar locais de atendimento para seus filhos. Na seção Redes de Atendimento, você encontra contatos de especialistas e instituições que prestam diversos tipos de atendimento a pessoas com síndrome de Down no Brasil. Encontrou um especialista ou local de atendimento e quer indicar? Entre em contato conosco e ajude a tornar nossa base de dados cada vez mais completa.

DIREITOS

As pessoas com deficiência têm uma série de direitos garantidos por lei. Eles incluem direito a preferência de atendimento em hospitais públicos e a benefícios sociais, entre outros. Consulte a legislação neste link.