Método Cuevas Medek Exercises (CME) para crianças com síndrome de Down

O Cuevas Medek Exercises (CME) é uma metodologia baseada em exercícios dinâmicos e desafiadores contra a gravidade. Seu objetivo principal é reforçar o potencial de recuperação natural de crianças que apresentam alguma dificuldade motora, como as que nascem com síndrome de Down. A estimulação permite o surgimento de respostas automáticas, pré-programadas a aparecerem mesmo em […]

Protocolo de exercícios na esteira para crianças com síndrome de Down

Pesquisas indicam que crianças com síndrome de Down andam, em média, um ano depois das outras crianças. Exercícios regulares com uma esteira elétrica em velocidade lenta podem acelerar em até quatro meses o desenvolvimento da habilidade de andar de maneira independente. O protocolo de exercícios foi desenvolvido pela equipe de Dale Ulrich, diretor do Centro de […]

Fala e comunicação: conheça o sistema talk tools

Muitas vezes, é preciso ensinar o bebê com síndrome de Down a fazer movimentos que parecem “naturais”, como fechar os lábios, soprar, segurar a língua, usar corretamente a mandíbula e, finalmente, falar. O princípio básico do sistema talk tools é o de que, assim como a fisioterapeuta ajuda a fortalecer os músculos dos braços, das […]

Comunicando antes de falar

A criança com SD está pronta para se comunicar antes de ser capaz de falar. Algumas crianças dominam linguagem pragmática e os pré-requisitos da linguagem e estão prontas para usar linguagem para se comunicar dois ou três anos antes de estarem prontas para falar. A fala é o mais complexo sistema de comunicação porque depende […]

Habilidades fundamentais para a linguagem

São as habilidades visuais, auditivas, táteis, motoras, cognitivas e o conhecimento referencial. De acordo com pesquisas, existe uma hierarquia organizada dos níveis de integração sensorial. A criança progride das habilidades táteis para as visuais, então para as auditivas, e só então está pronta para dominar as habilidades cognitivas e de linguagem (Ayres, 1980). Habilidades táteis, […]

Comunicação social

Crianças com SD respondem a ambientes sociais (Roizen, 2001). A maior parte das primeiras tentativas de comunicação são não-verbais e interativas; são expressões faciais, sorrisos, movimentos corporais como apontar, sons como gorjeio, risos, choro, resmungos.  A comunicação social primária geralmente consiste em gestos e movimentos corporais que são usados para interagir com os outros. Acenar […]

Alternância de papéis

Toda comunicação de duplo sentido (mão dupla) depende de turnos: do fato de que existe um falante e um ouvinte e eles vão inverter papéis. A maneira de favorecer o desenvolvimento desta habilidade é criar e modelar oportunidades de comunicação em turnos. Quando o bebê produzir sons, imite seus sons. Podem ser gritos ou sons […]

Intenção comunicativa

Intenção comunicativa é a consciência e compreensão de que você pode influenciar seu ambiente e atingir resultados através da comunicação – por exemplo, se você chora, alguém virá te ajudar; se você produz sons, vai atrair a atenção daqueles que estiverem ao seu redor. É a habilidade básica individual mais importante para a futura fala […]

Terapia com uso de fitas adesivas de kinésio

Terapia com uso de fitas adesivas de kinésio

A terapia com o uso de fitas adesivas de kinésio pode ser uma aliada importante para ajudar a criança com síndrome de Down a desenvolver uma postura adequada e ajustar grupos musculares mais fracos. Cada pessoa é diferente e pode precisar da aplicação das fitas em locais específicos do corpo, mas geralmente elas são utilizadas […]

Fisioterapia

O bebê que tem síndrome de Down requer alguns cuidados após o nascimento e ao longo de seu desenvolvimento, por conta das características decorrentes da trissomia 21. Uma dessas características é a hipotonia muscular (os bebês nascem mais “molinhos”) e a frouxidão dos ligamentos(juntas flexíveis). Por isso, o bebê tende a manter uma postura mais […]