Método Cuevas Medek Exercises (CME) para crianças com síndrome de Down

O Cuevas Medek Exercises (CME) é uma metodologia baseada em exercícios dinâmicos e desafiadores contra a gravidade. Seu objetivo principal é reforçar o potencial de recuperação natural de crianças que apresentam alguma dificuldade motora, como as que nascem com síndrome de Down. A estimulação permite o surgimento de respostas automáticas, pré-programadas a aparecerem mesmo em cérebros imaturos.

O método CME foi desenvolvido nos anos 1970 pelo fisioterapeuta chileno Ramón Cuevas. Ele pode ser aplicado a partir dos três meses de vida até que a criança desenvolva capacidades motoras como o controle cervical, equilíbrio e andar de forma independente.

Como funciona?

O fisioterapeuta utiliza um suporte para expor a criança à influência natural da força da gravidade, além de trabalhar o alongamento muscular. Após uma avaliação da criança, o profissional definirá os exercícios a serem realizados – o método CME conta com mais de 600 tipos de atividades, cada uma associada a determinados desafios biomecânicos para a criança).

Quem pode ajudar?

Os exercícios deverão ser aplicados por um profissional de fisioterapia especializado na metodologia, que também será responsável por avaliar o progresso da criança. Após orientação adequada, os pais poderão realizar alguns exercícios com a criança em casa para aumentar a eficácia do método.