Intenção comunicativa

Intenção comunicativa é a consciência e compreensão de que você pode influenciar seu ambiente e atingir resultados através da comunicação – por exemplo, se você chora, alguém virá te ajudar; se você produz sons, vai atrair a atenção daqueles que estiverem ao seu redor. É a habilidade básica individual mais importante para a futura fala e linguagem.

O principal modo de ajudar a criança a desenvolver a intenção comunicativa é respondendo, interpretando os comportamentos da criança como comunicativos. Se a criança chuta com seu pé, pressuponha que seja comunicação e responda brincando com seus dedos do pé, ou coloque um balão perto de seu pé para que possa chutar. Se a criança aponta para uma bola, dê-lhe a bola e nomeie-a com “bola”.

Interprete olhares, movimentos, sons e sinalizações como sendo o desejo da criança de se comunicar com você e mostre a ela com seus atos, não apenas que sua comunicação foi recebida, mas que ela também produz resultados. Isto é muito poderoso – é por isso que todos nós comunicamos.