Curso “Orientação acessível em tempos de COVID-19”

Nós, do Movimento Down, acreditamos que todos têm direito à informação, especialmente as mensagens de utilidade pública que podem impactar a saúde da própria pessoa e dos demais. Temos esperança de que essa pandemia esteja em sua reta final, mas sabemos que a COVID-19 e o novo Coronavírus ainda estão sendo conhecidos pela comunidade científica e que as orientações de saúde vêm mudando.

Considerando a atual flexibilização da quarentena e de alguns recursos preventivos, é possível que as pessoas com síndrome de Down e outras deficiências fiquem mais expostas, o que torna ainda mais importante a chegada deste projeto neste momento.

Para que as orientações cheguem a todos os brasileiros, a linguagem usada deve ser simples e acessível.
Isso possibilita que todos entendam o que está acontecendo para se protegerem melhor e não colocarem as pessoas ao seu redor em risco. O conhecimento sobre a situação também ajuda a melhorar o comportamento e a saúde mental de toda a população.

Em 5 de maio, o Movimento Down lançou o primeiro guia de linguagem simples sobre o coronavírus.
Agora, com apoio da Fiocruz, foi possível criar a versão ampliada e acessível do guia “Coronavírus – como prevenir. Linguagem simples e acessível”, que você pode acessar AQUI

Desenvolvemos um material exclusivo para agentes comunitários e cuidadores e vamos oferecer ao longo de outubro um curso com orientações sobre o uso dos materiais e a sua abordagem junto a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

O curso será oferecido de forma totalmente gratuita e contará com a participação de especialistas em saúde, acessibilidade e acolhimento em quatro encontros virtuais e na disponibilização de diversos materiais de apoio.

Os encontros ao vivo serão nas terças feiras, sempre das 17h as 19h:
– Terça-feira, 13/10 – Prevenção à saúde, COVID–19 e deficiências, com Ana Claudia Brandão.
– Terça-feira, 20/10 – Comunicação e deficiência, desenho universal da aprendizagem (DUA) e linguagem simples, com Maria Antônia Goulart.
– Terça-feira, 27/10 – Conhecendo os materiais acessíveis, com Patricia Almeida e Sabrina Bairros.
– Terça-feira, 3/11 – Acolhimento e facilitação, Cris Zamari e Vivi Reis.

Para participar, o aluno deve possuir acesso a um dispositivo conectado a internet, como computador, tablet ou celular, para assistir as aulas nos dias e horários informados, através da plataforma Zoom, e acessar o material no Google Classroom.
Recomendamos que utilize um e-mail Google (Gmail) para melhor usabilidade das ferramentas.

Para se inscrever, clique no link https://forms.gle/KjQD1WCYNTRHkMv58, preencha e envie o formulário.

O curso é gratuito e tem o limite de 95 vagas.
Terão prioridade, caso exceda o número limite de inscritos, residentes do território brasileiro, maiores de idade, que atuem como agentes comunitários, sociais ou de saúde e cuidadores de idosos e/ou de pessoa(s) com deficiência.

Confira algumas de nossas especialistas:

Ana Claudia Brandão

Médica (Santa Casa-SP) e Pediatra (USP-SP), com atuação voltada para crianças e adolescentes com síndrome de Down (Centro de Especialidades Pediátricas – Einstein). Palestrante e pesquisadora nessa área, sendo membro da Down Syndrome Medical Interest Group – USA e da T21 Research Society. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Criança e Adolescente com Deficiência da Sociedade de Pediatra de São Paulo.

 

Cris Zamari

Advogada, mãe do Bernardo (SD), Conselheira do Movimento Down, Coordenadora de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência de Santos/SP, Vice-Presidente do Condefi de Santos, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Santos, Pós Graduada em Gestão Educacional com ênfase na Educação Inclusiva, Membro do Comitê Jurídico da FABSD.

 

Maria Antônia Goulart

Mestre em saúde coletiva pelo IFF/Fiocruz, Bacharel em Direito pela UNB. Experiência na gestão pública como secretária municipal de Nova Iguaçu/RJ, responsável pela concepção e implementação do programa intersetorial de educação integral Bairro-Escola, de 2005 a 2010. Integrante do centro de referências em educação integral. Cofundadora do Movimento Down e do eLABorando, laboratório maker que produz recursos e estratégias educativas em desenho universal e formação de educadores para a educação integral inclusiva e sustentável.

Patrícia Almeida

Jornalista, funcionária pública e mestre em Estudos da Deficiência (CUNY – City University of New York). Trabalhou como editora nas TVs Educativa e Manchete, e produtora na BBC Brasil. Criadora da agência de notícias Inclusive – Inclusão e Cidadania (Prêmios Educação em Direitos Humanos e Orgulho Autista), GADIM – Global Alliance for Disability in Media and Entertainment, GADIM Brasil, Odimídia – Observatório da Diversidade na Mídia. Cofundadora do  Movimento Down e do Movimento Zika. Membro do Conselho da Down Syndrome International. Membro do Juri do prêmio Internacional Diversify TV Mipcom (Cannes). Colaboradora do Instituto MetaSocial, da campanha Ser Diferente é Normal. Criadora dos programas Brasileirinhos em Nova York e Brasileirinhos em Genebra. Conselheira da Brasil em Mente. Medalha da Ordem do Rio Branco – Grau Cavaleiro – Ministério das Relações Exteriores.

Sabrina Bairros

Comunicóloga, especialista em acessibilidade comunicacional, faz parte da equipe do MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social e colabora nos projetos Movimento Down, Movimento Zika, eLABorando e Mudando a Narrativa, entre outros. Também atua nas áreas de comunicação assistiva, com conhecimentos de LIBRAS (língua brasileira de sinais) e Braille, e arte-educação inclusiva, sendo licencianda em música pela Unirio.

 

Vivi Reis

Educadora, escritora, ativista e fundadora do InclusivaMente, produz conteúdo sobre construção plural no Café com Vivi e trouxe a reflexão sobre a palavra “luto” como momento do nascimento e diagnóstico de crianças com deficiência.