Lançamento do guia “Coronavírus – como prevenir. Linguagem simples e acessível.”.

Imagem da capa do guia.

 

Nesse dia nacional da luta da pessoa com deficiência, 21/09/2020, lançamos a primeira parte de um projeto que promove o uso da linguagem simples e acessível nas orientações de prevenção do novo coronavírus.

 

Todos têm direito à informação, especialmente as mensagens de utilidade pública que podem impactar a saúde da própria pessoa e dos demais. Para que as orientações cheguem a todos os brasileiros, a linguagem usada deve ser simples e acessível. Isso vai possibilitar que todos entendam o que está acontecendo para se protegerem melhor e não colocarem as pessoas ao seu redor em risco. O conhecimento sobre a situação também afetará positivamente o comportamento e a saúde mental da população.

Em 05/05/2020, lançamos o primeiro guia de linguagem simples e hoje, com o apoio da Fiocruz, podemos desenvolver a versão ampliada e acessível que contará também com uma capacitação para o uso, a ser divulgada em breve.

Apesar de termos a esperança e a expectativa de que essa pandemia esteja em sua reta final, sabemos que a COVID-19 e o novo Coronavírus ainda estão sendo conhecidos pela comunidade científica e que as orientações de saúde vêm mudando. Considerando a atual flexibilização da quarentena e de alguns recursos preventivos, sabemos que as pessoas com síndrome de Down e outras deficiências podem ficar mais expostas, o que torna ainda mais importante a chegada deste projeto neste momento.

Faça o download gratuito do Guia de Linguagem Simples a Acessível para a Prevenção do Coronavírus AQUI.

O guia conta com um vídeo de apoio com tradução em LIBRAS e audiodescrição: