Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down

Capa do novo Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down. Na foto, uma menina com síndrome de Down está sentada na calçada. Ela faz um exercício de sopro com a boca, uma das várias atividades indicadas no Guia. A logo do Movimento Down se encontra no canto superior direito. Na lateral esquerda exista uma borda formada por diversos círculos coloridos. Na parte inferior da foto e sobre a menina, está o título do Guia.

Botão de download.

Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down foi desenvolvido pelo Movimento Down em parceria com especialistas para que mães, pais e outros integrantes da família possam ajudar no desenvolvimento do bebê. São exercícios simples para se fazer no dia a dia. O Guia, que foi lançado em 2012 cobrindo a faixa etária de 0 a 12 meses (até 1 ano), tem agora versão ampliada, com atividades também para crianças de 12 a 36 meses (de 1 a 3 anos). A ideia é que a família tenha em mãos um manual completo de estimulação para os primeiros anos de vida da criança, podendo oferecer assim condições para que ela desenvolva suas capacidades desde o nascimento.

Para que a criança chegue a uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. Isso se aplica a todas as pessoas, com ou sem síndrome de Down. Mas uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida é determinante para o desenvolvimento de quem tem síndrome de Down em diversos aspectos, do desenvolvimento motor à comunicação.

Cada criança tem seu próprio ritmo, que você aos poucos vai perceber e aprender a respeitar. Use sua sensibilidade para escolher o melhor momento do dia para realizar os exercícios. Vocês vão aproveitar mais este momento se seu filho estiver calmo, sem sono, seco e alimentado.

Procure transformar essa rotina de atividades em uma hora de prazer. Lembre-se de que é uma forma poderosa de fortalecer o vínculo entre a família e a criança.

Aproveite os momentos ao lado do seu filho!

Confira os vídeos com exercícios de estimulação Crescer com Síndrome de Down.