10 coisas que todo mundo precisa saber sobre síndrome de Down

Capa do guia 10 coisas que todo mundo precisa saber sobre síndrome de Down. O autodefensor do Movimento Down, Breno Viola, aparece na capa sob a logo da organização, que está no canto superior esquerdo, e do nome do guia, centralizado na parte inferior. Breno é um homem adulto, branco e com síndrome de Down.

Botão de download.

O Movimento Down apresenta o folheto “10 Coisas que Todo Mundo Precisa Saber sobre Síndrome de Down”. Dedicado a jornalistas e profissionais dos meios de comunicação em geral, o material oferece informações para orientar a abordagem apropriada da imprensa a respeito da síndrome. Nele, o profissional encontra, por exemplo, os termos mais adequados para se referir às pessoas com Down, além de uma relação do que não se deve dizer a respeito do assunto.

Apesar de ser voltado para jornalistas, o guia pode ser usado por qualquer pessoa que tenha interesse no tema. O folheto é mais uma contribuição do Movimento Down à difusão de informações e conhecimentos que promovam o respeito e a valorização das pessoas com síndrome de Down. O uso de termos adequados é importante para enfrentar preconceitos, estereótipos e promover a igualdade e a inclusão desses indivíduos.