Outras terapias

Hidroterapia

A hidroterapia, como o próprio nome já diz, é uma terapia, um tratamento fisioterápico dentro da água. Ela é realizada individualmente ou em pequenos grupos, conduzida por um fisioterapeuta com formação para hidroterapia ou piscina terapêutica.

A terapia dentro d’água proporciona muitos benefícios, como por exemplo, o aumento de tônus muscular e a autoconfiança da criança. Tudo começa a partir da satisfação que a criança sente ao estar em movimento, brincando na água. Para isso, deve ser utilizada uma piscina em que a temperatura esteja entre 32 e 35 graus (estável). Também é importante que a criança confie no terapeuta, livrando-se assim de ansiedades e aflições que a insegurança pelo diferente possa causar.

Para que qualquer trabalho com a criança seja efetivo, é necessário lembrar que o lúdico não pode ser esquecido. Brinquedos, brincadeiras, boias e acessórios aquáticos adequados para cada idade são indicados, pois distraem, divertem e estimulam o trabalho muscular e o deslocamento da criança.

Uma dúvida que sempre vem à tona quando se fala em hidroterapia com crianças é a idade adequada para a iniciação deste trabalho. É importante frisar que o trabalho de hidroterapia na criança com síndrome de Down poderá ser iniciado a partir do terceiro mês de idade mediante liberação médica (onde será avaliada a integridade cutânea, da orelha interna e a situação imunológica da criança, além dos demais parâmetros técnicos), pois a partir de então a estimulação precoce poderá ser introduzida com a finalidade de adequação neuropsicomotora.

Durante esta primeira fase na piscina, a mãe pode entrar na água durante a terapia. A presença de alguém em quem a criança confie é de suma importância, principalmente quando se trata da estimulação precoce. Este é um trabalho importante com relação ao tônus afetivo da criança, que lhe proporcionará uma sensação de proteção e segurança, facilitando o vínculo e a confiança da criança com o terapeuta.

Assim, mais tarde o terapeuta poderá assumir a terapia sem a companhia dos responsáveis e a partir desta experiência, o responsável poderá ser orientado para trabalhar em casa durante o banho e/ou em momentos de lazer.

Fonte: http://www.sindromededown.com.br/hidroterapia.htm

Equoterapia

É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. A prática estimula o desenvolvimento do corpo e da mente de pessoas com deficiência e/ou com necessidades específicas.

A equoterapia  emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. A atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. Nesta atividade, a própria pessoa participa de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo.

(Fonte: ANDE – Associação Nacional de Equoterapia – http://www.equoterapia.org.br)