Ana Rita vai cursar Sistemas de Informação

 

ana rita sentada no sofa com os pais Ines e Augusto. Ana Rita Fernandes Correa Silva, de 19 anos, é a mais nova universitária com síndrome de Down no Pará, aprovada no curso de Sistemas de Informação da Faculdade Maurício de Nassau.

Nascida em Belém, Ana Rita, que é filha única, morou até os 10 anos com seus pais, Inês e Augusto, no município paraense de Bujaru. Durante este período a família ia mensalmente a Belém, onde ficava por uma semana para receber as orientações sobre estimulação precoce na URES da Capital.

Com 1 ano e meio Ana Rita começou a frequentar uma escola para crianças com deficiência intelectual, onde ficou menos de um ano, porque, nas palavras de Inês, sua mãe, ficou evidente que ela não estava evoluindo. Desde então Ana Rita estuda em escola regular, e, com o apoio da família, aos seis anos já estava alfabetizada. O curso de inglês também foi realizado em escola regular de línguas. Em 2016 cursou o último ano do ensino médio no Colégio Ideal, na capital paraense, fazendo reforço para o ENEM e Vestibulares com a professora Sara Ferraz.

Desde muito pequena Ana Rita adora estudar. Sua mãe conta que é frequente encontrá-la no quarto lendo, com a cama repleta de livros e cadernos. E adora os recursos de internet, ferramenta que utiliza também para estudar. Sempre que surgem dúvidas sobre o conteúdo que está estudando, procura vídeo aulas para assistir sobre o assunto e esclarecer as dúvidas. Por essa razão, na hora de escolher o curso superior de sua preferência, a escolha foi Sistemas de Informação.

Ana Rita, que sempre foi o centro das atenções da família e que cativa a todos que a conhecem instantaneamente, nos próximos dias ainda enfrentará os vestibulares da UNAMA, FACI, UFPa e UEPA, além do ENEM. E não há dúvidas sobre sua aprovação em cada um desses processos seletivos.