Método Padovan para crianças com síndrome de Down

Criança com síndrome de Down durante sessão de terapia com o método Padovan. Crédito: Alex Régis/Tribuna do Norte

O método Padovan busca trabalhar de maneira dinâmica três pilares da organização neurofuncional: andar, falar e pensar. Aprender ou recuperar essas funções é fundamental para o amadurecimento do sistema nervoso central, o que possibilita o desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas. A técnica foi desenvolvida pela fonoaudióloga e pedagoga brasileira Beatriz Padovan nos anos 1970 e pode trazer bons resultados na estimulação de bebês com síndrome de Down.

Como funciona?

A terapia utiliza exercícios corporais que ajudam a recapitular ou adquirir a aquisição da marcha, passando por todas as etapas deste processo, como o deslocamento e verticalização do corpo. Em seguida, são feitos exercícios de estimulação das funções orais, como respiração, sucção, mastigação e deglutição. As funções orais serão vitais na preparação da criança para desenvolver suas habilidades de comunicação e linguagem.

A estimulação surte efeito mesmo que o paciente não possa colaborar. Por isso, o método Padovan pode ser utilizado desde os primeiros meses de vida até o desenvolvimento das capacidades da criança, sempre respeitando as suas potencialidades.

Quem pode ajudar?

O Padovan costuma ser utilizado por fonoaudiólogos e terapeutas neurofuncionais especializados.