Como favorecer a autonomia pessoal de minha(meu) filha(o)?

Como favorecer a autonomia pessoal de minha(meu) filha(o)?

Beatriz Garvía Peñuelas Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Terapeuta Fundación Catalana Síndrome Down Tradução: Fernanda Borges PRIMEIRA PARTE APRESENTAÇÃO Por que um guia para os pais? Aspectos teóricos Socialização Hábitos de autonomia 1– Por que um guia para os pais?     Porque os pais são os principais educadores.   O processo de socialização e […]

Vídeos Canta e Lê para desenvolver a fala e a leitura – colabore!

Vídeos Canta e Lê para desenvolver a fala e a leitura – colabore!

Aprender a falar e ler cantando! Vídeos com recursos que facilitam que as crianças acompanhem canções infantis no seu ritmo, aprendendo a ler e falar com elas. Aprender a falar e ler cantando! Vídeos com recursos que facilitam que as crianças acompanhem canções infantis no seu ritmo, aprendendo a ler e falar com elas. Canta […]

Ajude sua/seu filha/o a melhorar a articulação da fala

Ajude sua/seu filha/o a melhorar a articulação da fala

Ajudar as crianças com trissomia 21 a vencer o desafio da articulação das palavras envolve a compreensão dos desafios únicos que elas podem enfrentar no desenvolvimento da fala. As crianças aprendem a articular as palavras ao ouvir sons ao mesmo tempo que vêem como eles são produzidos. Os pais de bebês freqüentemente colocam seus rostos perto […]

Síndrome de Down, dificuldades na fala e na linguagem

Síndrome de Down, dificuldades na fala e na linguagem

A que se devem as dificuldades de fala e linguagem em crianças com síndrome de Down na idade escolar? Capacidades sensoriais e perceptivas Libby Kumin No artigo anterior publicado na revista de agosto do Down21, esbocei as principais dificuldades de fala e linguagem enfrentadas por uma criança com síndrome de Down que começa a estudar e […]

Apraxia da Fala na Infância (AFI)

Apraxia da Fala na Infância (AFI)

O que é AFI? É um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de planejamento motor da fala, ou seja, a habilidade de realizar os movimentos necessários da boca, lábios, mandíbula e cordas vocais para produzir e sequenciar os sons da fala. O distúrbio afeta 1% da população em geral e até 60% das pessoas com […]

Promovendo a comunicação através da Afetoterapia

Promovendo a comunicação através da Afetoterapia

  A fonoaudióloga Adriana Fernandes é adepta da linha da Afetoterapia, que busca um envolvimento mais próximo e igualitário com a criança para promover a comunicação e o desenvolvimento. Você vai conhecer as dicas nos vídeos Papo de Fono. Alguns vídeos foram pensados para crianças com autismo, mas se adaptam muito bem a pessoas com […]

Dicas para se tornar um parceiro da criança e desenvolver sua comunicação

Dicas para se tornar um parceiro da criança e desenvolver sua comunicação

O americano, Dr James Macdonald, é psicólogo, fonoaudiólogo e professor com mais de 50 anos de experiência. Ele é o autor do livro Play to Talk (Brincar para Falar), apenas disponível em inglês. Abaixo, resumimos dicas do Dr MacDonald para desenvolver a comunicação de crianças com atraso na linguagem.  Como as pessoas presentes na vida […]

Como ela é?

Como ela é?

Há algumas semanas compartilhamos com vocês o Resumo do Aluno, preparado pela Andrea Werner, do blog A Lagarta vira Pupa, para os professores e terapeutas do filho dela, o Théo. Patricia Almeida, co-fundadora do Movimento Down e mãe da Amanda, fez uma versão para as pessoas que interagem com a sua filha saibam “Como ela é”. […]

Aplicativo Elo21 – Uma Ferramenta Empoderadora

Aplicativo Elo21 – Uma Ferramenta Empoderadora

Por Gisele Fontes Se há uma constatação de fácil comprovação por qualquer pessoa que conviva com famílias de pessoas com síndrome de Down no Brasil, é a de que as Diretrizes de Atenção à Pessoa com síndrome de Down do Ministério da Saúde são desconhecidas pela absoluta maioria dos profissionais da saúde que nos atendem. […]

O Processamento sensorial nas crianças com síndrome de Down – Parte 3

O Processamento sensorial nas crianças com síndrome de Down – Parte 3

 Tradução para o português: Deisy Aguiar SUMÁRIO 5. Estratégias para enfrentar as dificuldades do processamento sensorial 5.3. Transições e mudanças 5.4 O estado de alerta e a autorregulação 5.5 Tecnologia 5.6 Snoezelen 6. A síndrome de Down e os transtornos do espectro autista 7. Abordagens comportamentais 8. Conclusão   5.3. O processo de Transição Muitas […]