Desculpas ridículas para não ser inclusivo

21 DE MARÇO DE 2023 – DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

DESCULPAS RIDÍCULAS PARA NÃO SER INCLUSIVO

Não há mais desculpas aceitáveis para discriminar!

Crianças, adolescentes e homens e mulheres que têm síndrome de Down compartilham episódios reais de discriminação e capacitismo.

VEJA O VÍDEO

Para o Dia Internacional da Síndrome de Down 2023, a CoorDown apresenta RIDÍCULOS EXCUSES TO NOT BE INCLUSIVE, a campanha internacional de conscientização criada em colaboração com a
SMALL NY e o TikTok.

Em um mundo cada vez mais atento à inclusão, ainda há aqueles que usam desculpas ridículas para não ser inclusivo. No Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março de  2023, a CoorDown – Coordenação Nacional de Associações de Pessoas com Síndrome de Down, da Itália – lança a campanha internacional de conscientização “DESCULPAS RIDÍCULAS PARA NÃO SER INCLUSIVO”, PARA AFIRMAR O DIREITO À PLENA PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, LIVRES DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E CAPACITISMO.

Nos últimos meses, com a ajuda de associações de todo o mundo, a CoorDown tem perguntado às pessoas com síndrome de Down e suas famílias que desculpas ouviram para serem excluídas da educação, esportes, empregos e outras oportunidades. Algumas dessas desculpas eram tão incrivelmente ridículas que mereciam ser devidamente expostas. É daí que vem a inspiração do filme: em um tom de voz cômico, mas amargo, ele conta precisamente as desculpas mais usadas para negar acesso e espaço legítimo a pessoas com deficiência.  Ilustra, em cinco cenas, episódios de capacitismo cotidiano, de ser excluído de viagens de classe, no local de trabalho, na escola, praticando esportes, em colônias de férias e na comunidade em geral.

  1. “Não é sua culpa, somos nós que não estamos preparados para levá-lo na excursão!”
  2. “Já temos uma criança como você no grupo”
  3. “Não temos cadeiras suficientes para convidá-la para a reunião”
  4. “Encerramos as inscrições há dez minutos!”

Estas são algumas das desculpas ridículas dadas, desculpas que negam às pessoas que têm síndrome de Down a chance de participar plenamente.

Mas não há desculpas aceitáveis para não ser inclusivo.

Nos próximos dias, até 21 de março, o canal TikTok da CoorDown contará com depoimentos reais de pessoas que têm síndrome de Down e suas famílias de todo o mundo e as desculpas ridículas que tiveram que ouvir. Para isso, os usuários do TikTok adicionarão suas histórias inspiradas no jingle da campanha e em um adesivo especialmente criado, além da hashtag oficial #RidiculousExcuses.

Em quase duas décadas desde a sua criação, a CoorDown testemunhou muitas conquistas em termos de direitos e inclusão, mas as pessoas com síndrome de Down ainda enfrentam episódios de discriminação e exclusão todos os dias. As pessoas com deficiência intelectual, de fato, ainda precisam lutar por um lugar na escola, nas colônias de férias, nos esportes, no local de trabalho e na vida social.

A exclusão hoje quase nunca é direta e explícita; desculpas ridículas são muitas vezes feitas para esconder uma verdade mais dura e uma atitude discriminatória. As pessoas com deficiência estão sistematicamente em desvantagem em todas as áreas de suas vidas devido a um mecanismo envolvente, traiçoeiro e invisível que é “normalizado”, chamado de capacitismo estrutural.

Capacitismo é uma palavra com um significado amplo que diz respeito às normas, ao senso comum muitas vezes inconscientes e não reconhecidas, e aos códigos que moldam nossas ideias e representações sobre a deficiência. Falar sobre capacitismo visa expor como a discriminação é uma questão transversal que também afeta pessoas com outras deficiências ou neurodiversidade, mas não só essas. pessoas. Também é necessário chamar a atenção para outros tipos de diversidade e grupos sociais desfavorecidos que experimentam os mesmos problemas.

O filme “Ridiculous Excuses” estará disponível exclusivamente no canal TikTok da CoorDown no dia do lançamento e depois se espalhará por todas as plataformas da organização.  A campanha é uma colaboração com a agência SMALL New York e foi produzida pela Indiana Production e Tinygiant e dirigida por Stoney Sharp. A música foi composta e produzida pela Stabbiolo Music. 

A campanha internacional deste ano foi novamente produzida com contribuições de várias associações internacionais, incluindo a Down’s Syndrome Association (Reino Unido), a Down Syndrome Australia, a Global Down Syndrome Foundation, a New Zealand Down Syndrome Association, a Best Buddies International, a National Down Syndrome Society, o Karachi Down Syndrome Program e com o patrocínio da DSi – Down Syndrome International.

As hashtags oficiais da campanha #RidiculousExcuses #WorldDownSyndromeDay #WDSD23.

Antonella Falugiani, presidente da CoorDown ODV: Com esta campanha global, tocamos em uma questão que diz respeito a cada um de nós: nomear e tornar visível um fenômeno que as pessoas com síndrome de Down e seus pais, irmãos, irmãs e cuidadores experimentam diariamente. Podem parecer pequenos acontecimentos, mas, na realidade, são verdadeiras discriminações, muitas vezes feitas com um sorriso que, no entanto, marcam a vida e o coração de quem as sofre. Chegou a hora de derrubar esse muro também e expor as falsas “boas intenções” daqueles que, por preguiça ou falta de compreensão, ainda excluem as pessoas com deficiência intelectual. Com esta campanha, daremos espaço e voz a meninos, meninas, crianças e adultos com suas famílias, que nos dirão quantas desculpas ridículas tiveram que ouvir e como reagiram para afirmar seu direito de participar e decidir sobre todos os aspectos de suas vidas. ” 

Luca Lorenzini e Luca Pannese, Diretores Criativos Executivos da SMALL New York: “Estamos muito felizes em fazer parceria com a CoorDown novamente para o Dia Internacional da Síndrome de Down. Quando ouvimos que tipo de desculpas as pessoas com síndrome de Down e suas famílias estavam recebendo por serem excluídas, dissemos que essas desculpas mereciam ser trazidas à tona e ridicularizadas. Com nossos amigos da Stabbiolo, criamos um jingle que enfatizaria o quão absurdos esses argumentos realmente eram. Não seria bom se todos aqueles que são discriminados aprendessem este jingle e o cantassem como resposta àqueles que, com um sorriso, inventam desculpas para a exclusão? Não seria bom se as pessoas com síndrome de Down aprendessem, sim, mas também as pessoas com outras deficiências, ou qualquer outra pessoa que seja discriminada?

Giacomo Lev Mannheimer, Chefe de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Sul da Europa, TikTok: “Muitas vezes experimentamos como os criadores de nossa comunidade, através de sua originalidade, conseguem superar barreiras linguísticas, culturais e sociais, criando consciência e posições sobre questões que são tabu, nicho ou não particularmente “legais”. Seu sucesso demonstra como a autenticidade pode ser um veículo incrível para campanhas de conscientização: um megafone global, bem como um catalisador para envolver e fazer milhões de pessoas pensarem sobre questões socialmente indispensáveis. Tudo a partir de histórias da vida cotidiana “extraordinária”. Dada essa semelhança de propósito e mundos, estamos entusiasmados em abraçar o projeto da CoorDown: a campanha é inovadora e tocante, e mal podemos esperar para ver o que a comunidade criará e o impacto positivo que as histórias compartilhadas gerarão.

Karim Bartoletti, Sócio/MD/Produtor Executivo, Indiana Production: «É uma honra para mim apoiar e fazer parte da Campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down e colaborar com a Coordown e a agência criativa SMALL, não só pela causa que apoiamos há quatro anos, mas também pela parceria entre o Cliente,  a Agência e Nós, que se consolidou a cada ano em uma equipe única e unida. Este ano, a visão e a estratégia de comunicação exigiram que criássemos um projeto de produção que se inspirasse em um certo tipo de iconografia baseada na TV, de modo a permitir que as verdadeiras “desculpas ridículas” que encenamos como esquetes cômicas impactassem nosso público de maneira mais forte, mais clara e mais verdadeira, através de um jingle e um logotipo típico de um certo tipo de comédia baseada em sitcom e televisão que adiciona um sublinhado agridoce ao ridículo de a desculpa que acabámos de ouvir. Esta iconografia de sitcom americana da qual nos inspiramos, necessariamente nos levou a produzir o projeto nos EUA, confiando a direção da campanha a um diretor de comédia / autor do calibre de Stoney Sharp, que trouxemos a bordo graças ao esforço da produtora Tinygiant, com sede em Nova York. Acredito que as situações perfeitamente construídas em que colocamos um elenco cuidadosamente escolhido de atores, permitiram que o tratamento direcional da criatividade explodisse em uma campanha altamente impactante e, esperançosamente, muito bem-sucedida para pessoas com Síndrome de Down e com deficiência que certamente apoiaremos todos os anos através da atividade de advocacy de nossas produções.”

O Dia Internacional da Síndrome de Down (WDSD) é um evento global – criado pela Down Syndrome International e oficialmente sancionado por uma resolução da ONU – projetado para difundir a conscientização e o conhecimento sobre a síndrome de Down, criar uma nova cultura de diversidade e promover o respeito e a inclusão na sociedade para todas as pessoas com síndrome de Down. A escolha da data 21/3 não é acidental: a síndrome de Down, também conhecida como trissomia 21, é caracterizada pela presença de um cromossomo extra – três em vez de dois – no par cromossômico nº 21 dentro das células.  O tema do Dia Internacional deste ano é “Conosco, não por nós” e  pretende chamar a atenção para um dos direitos muitas vezes negligenciados no debate e nas políticas de inclusão. Com efeito, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência apela à participação plena e efetiva das pessoas com deficiência, cada uma com o direito de ser tratada de forma igual e de ter as mesmas oportunidades que todas as outras, trabalhando em conjunto com outras pessoas para melhorar as suas vidas. Às vezes, no entanto, persiste a ideia de que as pessoas com síndrome de Down são “objetos de caridade e solidariedade”, merecedoras de pena e apoio de outros, que fazem ações ou campanhas “para” elas e não “com” elas. As pessoas com deficiência devem poder exercer a liberdade de fazer as suas próprias escolhas e devem receber um apoio total e eficaz sobre o qual possam ter controlo. No Dia Internacional da Síndrome de Down, todas as organizações de pessoas com deficiência exigirão ser incluídas nos processos de tomada de decisão das instituições nacionais e internacionais e ter representação.

COORDOWN ODV

O Coordinamento delle associazioni delle persone con sindrome di Down  foi criado em 1987 com o objetivo de promover a comunicação entre as várias organizações italianas envolvidas na proteção e promoção dos direitos das pessoas que têm síndrome de Down, e hoje é o órgão oficial de representação que interage com todas as instituições. Todos os segundos domingos de outubro, a CoorDown promove o Dia Nacional  da Síndrome de Down e em 21 de março de cada ano o Dia Mundial da Síndrome de Down, também produzindo campanhas de comunicação internacionais que ao longo dos anos foram premiadas com até 22 leões de Cannes, dos quais 9 de ouro, no Festival Internacional de Criatividade.

CREDITS

Agency: SMALL
Executive Creative Directors:
Luca Pannese, Luca Lorenzini

Creative Director: Fabio Tridenti

Production Company: Indiana Production 

Partner/MD/Executive Producer: Karim Bartoletti

Senior Producer: Lilli Auteri

Director: Stoney Sharp

DP: Joe Gabriel
Co-Production Company NY: Tinygiant

Founder/Executive Producer NY: Veronica Diaferia 

Partner/Executive Producer NY: Sara Eolin

Line Producer NY: Neil Champagne

1st AD: Mark Kaufmann

2nd AD: Cody Maher

Editor: Luca Angeleri

Supporting Editor: Simone Moraca 

Senior Post Producer: Alga Pastorelli

Colorist: Claudio Beltrami

Motion design & Compositing: Sincromie

Post Production Audio: Bravagente

Compositing: Alessandro Canu

Original Music: Stabbiolo Music – Alessandro Cristofori, Diego Perugini and Guido Pietrella Vocals: James Wertts, Lara Karuna, Aurion, Eugene van Hemert, Nadia Guelfi, Daria Tanasenko, Andrea Castellana

Press Office CoorDown ODV:

Paola Amicucci +39 345.7549218

ufficiostampa@coordown.it

www.coordown.it