Lançamento do livro “Eu sou o Max!” 03/12/2020

Max tem 7 anos e uma sensibilidade extraordinária, que, aliada à paixão pelos livros e pelos desenhos, o fez escrever sua primeira história já assim, tão novo, dando origem a este EU SOU O MAX!. Nele, o autor-protagonista não apenas descreve sua rotina e o mundo à sua volta de maneira cativante e cheia de afeto, como também tece um elogio à diversidade. Max é um menino com Síndrome de Down.

 

A narrativa que o pequeno Max escreveu à mão, sozinho — só com a obra pronta foi mostrar aos pais! — é por si só uma história de liberdade, que revela a  importância da expressão artística e do fortalecimento das subjetividades e da autonomia de nossas crianças. EU SOU O MAX! busca o caminho da inclusão, dissolvendo mitos e preconceitos com relação às pessoas com Síndrome de Down. E, assim, pode se tornar ferramenta poderosa de apoio aos pais de crianças típicas, ao ajudá-los a apresentar uma nova forma de ver as diferenças, mais solidária e feliz.

Ao narrar suas aventuras cotidianas, afinal, Max constrói uma história em que o olhar infantil passeia pelas conquistas e alegrias da rotina, criando um universo exuberante e cheio de graça. Um microcosmo que ganha ainda mais vida com as ilustrações de Cris Eich, com seus traços vibrantes e cheios de ternura. No Brasil, há apenas três escritores adultos com síndrome de Down. Outros poucos livros em que o protagonista tem síndrome de Down foram escritos por pessoas sem deficiência. O que faz deste EU SOU O MAX! uma produção artística ainda mais rara, visto que foi escrito, de forma autônoma, por uma criança com Síndrome de Down. Uma conquista ainda mais importante na luta por uma sociedade inclusiva.

O AUTOR:

Max Dalarme – carioca, de riso fácil, arteiro e curioso – nasceu em 29 de fevereiro de 2012. É apaixonado por livros desde bebê, tanto que, aos 7 anos, escreveu e desenhou seu primeiro livro (este aqui!), de próprio punho. Ama brincar, ler histórias, desenhar… Ama música, teatro, pintura, natureza e esportes. Seu amor ainda é mais intenso pela família, pelos amigos e por seu filhote inseparável, Maui. Max tem síndrome de Down e muito amor a dar. Para fortalecer a inclusão e a diversidade, ele se tornou um influenciador digital: @maxdalarme (segue lá!). Com muita sensibilidade, amor e simplicidade, Max Dalarme nos convida a embarcar numa jornada de reflexões sobre o respeito e a reverência à diversidade humana. Melissa Dalarme, mamãe do Max.

A ILUSTRADORA:

Cris Eich –  Meu nome é Cristina Carvalho, mas assino meus trabalhos como Cris Eich, e passo meus dias desenhando livros, criando histórias e viajando em aquarelas. Sou também autora de Quem você trouxe? (Paulinas), Cadê os bichos? (Bamboozinho), Do outro lado da rua (Positivo), Longas sombras (Sesi) e Nós duas (Panda Books), com poemas de Clarice Alphen. Conheci o Max e a Melissa, mãe do Max, numa livraria, no verão do Rio de Janeiro. Conversamos antes pela internet, e, quando nos vimos pela primeira vez, Max se enfiou no meio dos livros como se fosse sua casa. Ali, enquanto ele devorava as páginas coloridas de muitos livros, comecei a imaginar como ilustrar a história dele. Aos pouquinhos, fui observando que o universo dele é recheado por tanto, mas tanto amor, que dá vontade de não sair mais de lá. Espero que você, leitor/leitora, embarque nesta história e se apaixone pelas aventuras de Max.

 

Título: Eu sou o Max!

Escritor: Max Dalarme

Ilustradora: Cris Eich

Público-alvo: a partir de 5/6 anos

Páginas: 48 I

SBN: 978-65-87002-01-9

Dimensões: 20,5 x 27,5 cm

Preço: R$ 37,80

Vendas nas principais livrarias e pelos sites https://www.grupoeditorialzit.com.br, https://www.fokaki.com.br