Assista os webinários do CHAT21!

logo do webinar chat21.

Assista aos webinários gratuitos organizados pelo Chat21 em parceria com o Movimento Down.

1 – Cuidados da Saúde da Criança com Síndrome de Down

A Dra Ana Claudia Brandão, do Ambulatório para Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down do Hospital Israelita Albert Einstein, abordou os cuidados gerais e específicos da saúde da criança com síndrome de Down. Dentre os tópicos em questão estão os exames e avaliações importantes ainda na maternidade e ao longo da infância, principalmente questões visuais, auditivas, da tireoide e do sono.

https://youtu.be/eWYFDUO3fio

2 – Inclusão Escolar de Pessoas com Deficiência

Marinalva de Oliveira é Doutora em psicologia pela USP, professora da UFF, e mãe do Gabriel de 12 anos que tem trissomia do cromossomo 21. Ela falou sobre os seguintes tópicos: conceito de educação inclusiva e os procedimentos educacionais para favorecer a inclusão de alunos (as) no processo de ensino/aprendizagem; o papel do (a) professor (a) e do (a) mediador (a) escolar; flexibilização e adaptações curriculares; avaliação da aprendizagem; sala de recursos e possíveis caminhos a serem seguidos que podem favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos (as) alunos (as).

3 – Estimulação nas Férias, Brincando e Aprendendo 

Amanda Prates é formada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia, administradora do instagram Ser Diferente é Normal, Amanda Prates. Ela compartilhou uma série de dicas de atividades para crianças de diferentes idades, com materiais simples e acessíveis, que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem de forma lúdica. Deu dicas práticas sobre como uma atividade pode se tornar várias outras.

4 – O Desenvolvimento da Fala na Síndrome de Down

Cinthia Azevedo é fonoaudióloga com experiência em apraxia de fala na infância, formação em síndrome de Down pelo CEPEC/SP. Letícia Silva é psicopedagoga e fonoaudióloga especialista em fonoaudiologia educacional, motricidade orofacial. Elas falaram sobre os fatores que podem impactar no desenvolvimento de fala da criança com síndrome de Down. Além disso, abordaram o uso do método MultiGestos, desenvolvido por elas, como recurso de estimulação.

5 – Direitos das Pessoas com Deficiência

Gonzalo Lopez é Conselheiro  Institucional do Movimento Down. Advogado, professor, mestre pela UFRJ, membro da CDPD do Conselho Federal da OAB, delegado da CDPD-OAB/RJ,secretário Geral da OAB Vai a Escola/RJ ele é pai do Tiago de 2 anos e do Gabriel de 4 anos, que tem síndrome de Down. No webinário foram tratados assuntos como cobertura mínima do plano de saúde; BPC e pensão; Compra de automóveis; Passagens aéreas para acompanhante; Estacionamento prioritário e cartão; Passe Livre; Entre vários outros tópicos relacionado ao tema. No final, Gonsalo respondeu às perguntas dos participantes. A transmisao teve interpretação em Libras,  em parceria com a Ealis.

Baixe os slides da apresentação cópia de DIREITOS DA PESSOA COM DIVERSIDADE FUNCIONAL – CHAT 21.

Veja a interpretação do webinário em Libras.

6 –  Especificidades Metabólicas da pessoa com síndrome de Down

Rogério Lima é Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual de Maringá e Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como Professor na Universidade Estadual de Maringá (2012-2015). Atualmente é professor da Pós-graduação em Síndrome de Down, administrador do grupo Singularidade Down e pai do Vicente e do Miguel que tem síndrome de Down. As principais características metabólicas da pessoa com Síndrome de Down e possibilidades de intervenção para amenizar os impactos negativos no seu desenvolvimento. Também discute a apneia, hipotireoidismo e doenças autoimunes.

7 – Potencializando os processos de alfabetização 

Cinthia Azevedo – Fonoaudióloga com experiência em apraxia de fala na infância, formação em síndrome de Down pelo CEPEC/SP.  Letícia Silva – Psicopedagoga e fonoaudióloga especialista em fonoaudiologia educacional, motricidade orofacial. Discutiu-se o processo de alfabetização, propondo estratégias e materiais que facilitem a aprendizagem, assim como o uso do método MultiGestos no processo de leitura e escrita.

8 – Apneia do Sono em crianças com Síndrome de Down 

Dra. Ana Elisa – Pediatra com área de atuação em Medicina do Sono / Medicina UFMG / Pediatria HC UFMG / Capacitação em Sono Instituto do Sono e Boston Children’s Hospital/ Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente UFMG. Foram abordadas noções básicas sobre sono, apneia do sono na síndrome de Down e polissonografia.

9 –  A Saúde Mental e a síndrome de Down, o que precisamos saber desde o nascimento até a vida adulta.

Debora Feldman P. Mascarenhas – Psicóloga Clínica, com especialização em Psicopedagoga e Mestranda em Diversidade e Inclusão pela UFF. Atuação na clínica, em inclusão escolar e no mercado de trabalho. O desenvolvimento emocional é um universo fundamental de todos os seres humanos. A mente pode trazer impasses e ser o grande impulsionador na vida. Conhecemos neste Webinário um pouco das questões emocionais que os pais devem estar atentos da infância, na adolescência até a vida adulta de seus filhos.

Veja os slides do webinário Chat21 aqui.

 

10 – Fitoterápicos para Melhorar o Metabolismo Energético e Alterações Neurobiológicas a Síndrome de Down: uma abordagem multidirecionada

Dra. Rosa Anna Vacca – Itália – Enquanto pesquisadora a Dra. Rosa Anna Vacca participou extensivamente de estudos nucleares citoplasmáticos e mitocondriais, com o objetivo de analisar as vias de sinalização e a bioenergética mitocondrial em modelos de doenças do neurodesenvolvimento/neurodegenerativas e câncer. Os principais objetivos científicos de sua pesquisa estão focados na compreensão de como as redes de sinalização celular regulam as funções mitocondriais e na descoberta de novos compostos de origem natural para o desenvolvimento de medicamentos direcionados. Desde 2008, ela pesquisa e coordena estudos que visam identificar o mecanismo molecular para disfunções mitocondriais em algumas doenças genéticas relacionadas à deficiência intelectual, como síndrome de Down, síndrome de Rett e, mais recentemente, síndrome do X-frágil. Seu estudo permitiu identificar novos alvos potenciais para disfunções mitocondriais e estratégias terapêuticas para essas doenças do neurodesenvolvimento.

PHD em Bioquímica e Biologia Molecular. Pesquisadora do Instituto Nacional Italiano de Pesquisa (CNR) – Instituto de Biomembranas e Bioenergética (IBBE), Bari, Itália. Membro do Conselho Científico da Fondation Jérôme Lejeune, Paris, França. Membro do Conselho de Administração do Grupo de Trabalho Internacional de Ciências Naturais de Produto (INPST). Parte do painel de revisores para as seguintes agências de subsídios nacionais e internacionais: MIUR FIRB, Itália; Instituto Superiore di Sanità, Itália; Bolsas InBev-Baillet Latour para Pesquisa Médica, Bélgica; Federação para Pesquisa do Cérebro, França; Fundação Jérôme Lejeune, França.

Os principais objetivos científicos de sua pesquisa estão focados na compreensão de como as redes de sinalização celular regulam as funções mitocondriais e na descoberta de novos compostos de origem natural para o desenvolvimento de medicamentos direcionados.

https://youtu.be/exbVBADRYoQ

11 – Síndrome de Dow e Autismo – O que já sabemos sobre a constelação de comportamentos e dificuldades que caracterizam o autismo e como identificar a co-ocorrência dessa condição nas pessoas com síndrome de Down

Dra Raquel Guimarães Del Monde – Graduação em Medicina pela FMRP – USP. Título de Especialista em Pediatria pela AMB-SP; Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela FCM – Unicamp.Membro do Núcleo Conexão, grupo multidisciplinar de avaliação e intervenção em transtornos de aprendizagem, desenvolvimento e autismo Autora do livro “Na dose certa – o que mais o pediatra tem a dizer”

Todo conteúdo disponibilizado é protegido por direitos autorais.

As opiniões, conselhos e informações expressas ou transmitidas em webinários não indicam nem refletem necessariamente as do Chat21 ou do Movimento Down, que se isentam expressamente de toda e qualquer responsabilidade que possa vir a surgir deles.

Os webinários não substituem o acompanhamento periódico com médicos e demais profissionais da saúde.