Apraxia da Fala na Infância (AFI)


folder sobre o que e apraxia.

O que é AFI?

É um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de planejamento motor da fala, ou seja, a habilidade de realizar os movimentos necessários da boca, lábios, mandíbula e cordas vocais para produzir e sequenciar os sons da fala. O distúrbio afeta 1% da população em geral e até 60% das pessoas com síndrome de Down, de acordo com pesquisa da Dra Libby Kumin http://www.ndsccenter.org/wp-content/uploads/Apraxia.pdf

 https://youtu.be/pPmKX6Lxf9E

O que causa a Apraxia da Fala?

O que se sabe até o momento é que a Apraxia pode estar relacionada às seguintes condições:

  1. Infecção, doença ou trauma durante ou após o nascimento da criança. Nesta categoria estão incluídas as crianças que tem achados positivos em exames como ressonância ou com lesão cerebral.
  2. Transtornos do neurodesenvolvimento. Nestes casos, a apraxiapode ocorrer secundariamente a outras condições, de origem genética, metabólica ou doenças mitocondriais. Nesta categoria, incluem-se o Autismo, Síndrome de Down, Síndrome do X-Frágil, casos de galactosemia, algumas formas de Epilepsia, alguns tipos de translocações ou deleções cromossômicas. Isso não significa que todas as crianças com estes diagnósticos terão apraxia, mas que existe uma chance maior de ocorrer.
  3. Apraxia idiopática (de causa desconhecida). Muitas crianças com apraxia pertence a esta categoria: já fizeram inúmeros exames sem diagnóstico fechado. Alguns especulam que a apraxia pode ocorrer devido a condições ambientais, como a exposição a poluentes e toxinas antes ou depois do nascimento. Outros especulam que pode estar relacionada a déficits nutricionais. Mas isso são especulações, uma vez que até o momento não existem pesquisas com evidências.

Quais são os métodos de fonoaudiologia utilizados para o tratamento da AFI?

Os métodos internacionais são:
PROMPT – http://www.promptinstitute.com/
SPEECH EZ – https://www.speech-ez.com/
KAUFMAN – http://kcccloud.com/kcc/

Outros métodos/tratamentos podem ser pesquisados (em inglês) no site da Associação Americana de Fonoaudiologia: http://www.asha.org/PRPSpecificTopic.aspx…

Os métodos nacionais são:
MULTIGESTOS – https://multigestos.wordpress.com/
DEDINHOS – https://www.youtube.com/watch?v=wBpG4oKHvAw

Quanto a tratamentos, a terapia fonoaudiológica adequada, adaptada à dificuldade no planejamento motor da fala e frequente (intensiva) é considerada a melhor oportunidade para a criança com apraxia, melhorar a sua capacidade de fala.

Fontes: Associação Norte-Americana de Apraxia de Fala na Infância.

Tradução: Dra. Elisabete Giusti, Fonoaudióloga.

www.atrasonafala.com.br e www.apraxia-kids.org

 

Quando os pais e profissionais devem suspeitar deste diagnóstico conjugado com a síndrome de Down?

  • crianças não-verbais (que não falam);
  • crianças que não imitam;
  • crianças que tem dificuldade na mobilidade dos orgãos fonoarticulatórios;
  • crianças que tem dificuldades na produção das vogais e tem pequeno repertório de consoantes;
  • crianças que não conseguem generalizar os fonemas aprendidos. Ex. consegue produzir o P na palavra “pato” mas não na palavra “pote”;
  • crianças que fazem terapia e que não estão tendo progressos;
  • crianças com queixas de mastigação ou alimentação restrita;
  • crianças que falam, mas que são totalmente inteligíveis;
  • crianças que quando tentam imitar uma determinada palavra, apresentam inconsistências, por ex: ao tentar falar “bola”, pode sair: “óa” “aa”; “tata”; “bo” etc… Cada tentativa sai de um jeito diferente.

Fonoaudiólogos que encontram quadros como estes devem buscar profissionais que tem experiência. Se uma criança com apraxia não receber a terapia adequada é grande a possibilidade de que ela não desenvolva a fala. Por isso, o diagnóstico e a intervenção adequada são essenciais.