Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU em Genebra – #MinhaVozMinhaComunidade

3 people.

Participantes no evento #MinhaVozMinhaComunidade no Palácio das Nações, na ONU em Genebra.

Foram realizados na última semana, os primeiros eventos comemorativos do Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU, em Genebra. Com o tema “Minha Voz, Minha Comunidade”, os eventos, organizados pela Down Syndrome International (DSi), a International Disability Alliance (IDA) e co-patrocinados pelas Missões Permanente do Brasil, Polônia, Israel e Reino Unido junto à ONU, em Genebra, reuniram pessoas com síndrome de Down de várias partes do mundo, seus representantes, membros do Comitê da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência e representantes de países. As reuniões deram às pessoas com síndrome de Down oportunidade de expressar suas ideias e necessidades a altas autoridades internacionais. A co-fundadora e Coordenadora Editorial do Movimento Down, que faz parte do Conselho da Down Syndrome International, participou dos eventos com sua filha, Amanda.

O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21/3, foi instituído pela Down Syndrome International em 2006. A data foi escolhida por representar os 3 cromossomos 21 que as pessoas com síndrome de Down possuem. O Brasil apresentou a resolução para que o Dia Internacional da Síndrome de Down fosse incluído no calendário oficial da ONU em 2011, convocando as 193 nações que compõem a ONU a observar a data.

 

21/3 – Workshop #MinhaVozMinhaComunidade

No dia 21 de março foi realizado um workshop para os auto-defensores se prepararem para as discussões com as autoridades, moderado pela Presidente da Down Syndrome International, Vanessa dos Santos.

Image may contain: one or more people and indoor

Participantes no workshop.

Sheri.

Cheri Brynard, da África do Sul, Embaixadora da Down Syndrome International.

Kate powell.

Kate Powell, da Down Syndrome Association do reino Unido, fala na reunião.

participantes do workshop.

Participantes no workshop.

Image may contain: 4 people, people sitting, table and indoor

Participantes no workshop.

Image may contain: 1 person, sitting

Participantss no workshop.

patricia almeida.

Patricia Almeida, membro do Conselho da Down Syndrome International, co-fundadora e Coordenadora Editorial do Movimento Down.

participante mostra foto de menino com sindrome de down.

Participantes no workshop mostram a foto de seu filho

 

21/3 – Recepção para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down na Residência da Missao do Brasil junto à ONU

À noite, a Representante da Missão Permanente do Brasil junto à ONU, Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, ofereceu uma recepção em celebração à data na residência oficial. Compareceram ao evento, Embaixadores Representantes de países na ONU, como Polônia, Israel, Alemanha, Fiji, Moçambique e Australia, membros do Conselho da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência e participantes com síndrome de Down e seus representantes.

teresa maria.

Anfitriã da recepção, Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, Representate  da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas e demais Organismos Internacionais em Genebra e Teresa Degener, Presidente do Comitê da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

amanda e michele festa.

A brasileira Amanda Almeida na recepção.

Image may contain: 2 people, people standing

Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo e Embaixadora Nazhat Shameem Khan, da Missão do Fiji na ONU em Genebra.

Image may contain: 5 people, people smiling

Cindy Johns, Presidente da organização People First da Nova Zelândia, Kate Powell da Down Syndrome Association do Reino Unido e Robert Martin, membro do Comitê da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Image may contain: 2 people, beard

Colin Allen, Presidente da International Disability Alliance (IDA), Vanessa dos Santos, Presdiente da Down Syndrome International.

Image may contain: 2 people, suit

Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo e Embaixador Pedro Afonso Comissário, da Missão Permanente de Moçambique.
 embaixadora com dirigentes.
Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, Ana Lucia Arellanos, Presidente da RIADIS, Rede Latino-Americana de Organizações Não-Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas famílias, Vanessa dos Santos, Presidente da Down Syndrome International e a Embaixadora da Alemanha, Antje Leendertse.

Image may contain: 2 people, people standing and suit

 Jonas Huskus e Imed Eddine Chakers, membros do Comitê da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

participante.

Participantes na recepção.

robert martin and ambassador.

Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo e Robert Martin, Membro do Comitê da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

dsa.

Kate Powell, da Down Syndrome Association do Reino Unido e sua auxiliar na recepção.

Image may contain: 4 people, people smiling, people standing

Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, Patricia Almeida, membro do Conselho da Down Syndrome International, Cofundadora e Coordenadora Editorial do Movimento Down, Ana Lucia Arellanos, Presidente da RIADIS, Rede Latino-Americana de Organizações Não-Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas famílias e Vanessa dos Santos, Presidente da Down Syndrome International.

Image may contain: 2 people, people standing, sunglasses and suit

Jonas Huskus and Danlami Basharu, membros do Comitê da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

embaixadores.

Representantes Permanentes  do from Brazil, Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, Israel, Embaixadora Aviva Raz Shechter e Polônia, Embaixador Piotr Stachanczyk, Sheri Brynard, Embaixadora e Vanessa dos Santos, Presidente da Down Syndrome International.

chair ida

Colin Allen, Presidente da International Disability Alliance (IDA), Vanessa dos Santos e João Lucas Quental de Almeida, Ministro da Missão brasileira.

Image may contain: 3 people, suit

Colin Allen, Presidente da International Disability Alliance (IDA).

cher ter

Teresa Degener, Presidente do Comitê da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Cheri Brynard e Carlos Alberto Parra Dussan, membro do Comitê.

Image may contain: 3 people, people standing and indoor

Jorge Araya, Secretário do Comitê da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Ana Lucia Arellanos, Presidente da RIADIS, Rede Latino-Americana de Organizações Não-Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas famílias. 

quadro

Artist Leca Araujo apresenta sua obra “Maria Amanda”, in homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O trabalho foi inspirado na campanha #LotsOfSocks, que ressalta a beleza da diversidade humana.

Image may contain: 3 people, people smiling, people sitting, people standing and indoor

Patricia Almeida, Amanda Almeida, Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo e Ministro João Lucas Quental de Almeida.

meias.

Participante veste meias coloridas.

Image may contain: 5 people, people smiling, people standing and indoor

Patricia Almeida com participantes na recepção.

grupo

Vanessa dos Santos, Presidente da Down Syndrome International com participantes na recepção.

Image may contain: 5 people, people smiling, people standing

Vanessa dos Santos, Presidente da Down Syndrome International com participantes na recepção.

Image may contain: 3 people, people standing

Teresa Degener, Presidente do Comitê da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com participantes na recepção.

Image may contain: 3 people, people smiling, people standing

Patricia e Amanda Almeida.

 

22/3 – Diálogo Interativo #MinhaVozMinhaComunidade – Possibilitando Pessoas com Síndrome de Down a ter Voz, serem ouvidas e influenciarem políticas e ações governamentais para serem plenamente incluídas na sociedade 

No dia 22, auto-defensores participaram de um diálogo interativo com representantes dos países no Palais des Nations, sede do Conselho dos Direitos Humanos. O evento foi co-patrocinado por Brasil, Polônia, Israel e Reino Unido e  compareceram representantes das missões da Alemanha, El Salvador, Bulgaria, Polônia, Israel, Brasil, Reino Unido, agências da ONU e organizações de direitos humanos, entre outros. As auto-defensoras Sheri Brynard, da África do Sul, e Kate Powell, do Reino Unido, fizeram apresentações. Durante o debate, representantes dos países perguntaram como formar auto-defensores e promover maior participação de pessoas com síndrome de Down na elaboração de políticas públicas. Foram discutidas estratégias para maior envolvimento de pessoas com síndrome de Down na comunidade e nas tomadas de decisão. A Embaixadora de Israel junto à ONU, Aviva Raz Shechter, relatou a experiência do parlamento israelense, que recebe vinte pessoas com deficiência a cada ano para que conheçam e participem dos trabalhos legislativos. O membro do comitê da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Robert Martin, da Nova Zelândia, falou sobre a importância do protagonismo de pessoas com deficiência intelectual em órgãos como o Comitê e das adaptações necessárias à participação em igualdade de condições com os demais. Ele contou que alguns de seus melhores amigos tinham síndrome de Down. Martin é a primeira pessoa com deficiência intelectual a integrar o comitê e conta com uma pessoa de apoio para que possa participar do comitê em igualdade de condições com os demais. Participantes levantaram a questão da falta de inclusão escolar para alunos com síndrome de Down nas escolas da Suíça. Patricia Almeida, da Down Syndrome International, disse que os pais tinham que lutar para que a Convenção sobre os Dieitos das Pessoas com Deficiência, que foi adotada pela Suíça, fosse implementada, e citou o Comentário número 4, sobre educação inclusiva, elaborado pelo Comitê. A reunião foi considerada muito produtiva e os delegados disseram que esperavam que mais eventos como aquele fossem organizados na ONU.

cheri e lucas.

Sheri Brynard e Ministro João Lucas Quental de Almeida, da Missão brasileira.

brynard.

Cheri Brynard.

bresil.

Kate Powell.

pol

Sheri Brynard.

shona robertson.

Shona Robertson participando através de video.

part.

Laura Mulcahi, da associação Moi Aussi.

publ.

Participantes no evento.

isr.

Delegado israelense, Brian Frenkel e Embaixadora de Israel, Aviva Raz Shechter.

kate.

Patricia Almeida e Kate Powell.

ana.

Ana Lucia Arellanos, Presidente da RIADIS, Rede Latino-Americana de Organizações Não-Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas famílias. 

pats.

Participantes no evento.

filho.

Participantes no evento.

video

Video Mundial #MinhaVozMinhaComunidade, da Down Syndrome International – #MyVoiceMyCommunity .

pat isa.

Laura Mulcahi, da Moi Aussi, Patricia Almeida and Isabela Pimentel.

wdsd

Patricia Almeida e Kate Powell.

rob mart

Robert Martin.

james

Patricia Almeida e James McLaughlin, diplomat da Missão britânica

wdsd

Participantes no evento.

cher

Vanessa dos Santos, Presidente da Down Syndrome International e Cheri Brynard.

eze

Patricia Almeida e Ezequiel Gerd Chamorro Petersen, diplomata da Missão brasileira.

Fotos: Paula Dias Leite

Fonte: Inclusive

Fundado em 21 de março de 2012
Realização:                                               Apoio:
FORD