Apoio

A maioria dos estudantes com síndrome de Down precisará, em algum momento, de apoio adicional, embora isso não signifique que será necessária uma equipe extra ou específica. Cada membro da equipe escolar deve estar familiarizado com as necessidades do aluno e ser capaz de trabalhar bem com elas, apoiando-o quando necessário.

Outro tema importante em relação ao apoio é que mesmo aqueles estudantes que necessitam de muito apoio, não precisam ser ajudados o tempo todo. É importante que eles estejam bem inseridos no grupo e que sejam motivados a superar seus limites.

O apoio, em muitos casos, pode ser dado pelos próprios colegas. Estratégias de trabalho em duplas ou pequenos grupos onde alunos com nível de aprendizagem próximos, mas distintos são incentivados a trabalhar juntos trazem excelentes resultados para o aprendizado de todos.

Esteja atento para o fato de que alunos que são retirados do seu grupo para aprendizagem muito apoiada por profissionais da equipe podem ter dificuldades em aprender a trabalhar cooperativamente, tornar-se independentes e a desenvolver relações sociais com seus colegas.

 Planejando o apoio

Uma vez que o apoio é de responsabilidade de toda a equipe, é fundamental que todos os seus integrantes encontrem-se regularmente para planejar, comunicar, realimentar e monitorar o progresso. Quando planejar o apoio, é importante decidir:

• Quais atividades precisarão de adaptação ou diferenciação?
• Quem vai diferenciar as atividades e como?
• Quando isso deve acontecer e com qual frequência?

Faça um Plano de Aprendizagem Individual (PAI) para ter como alvo áreas específicas que precisem de atenção especial. Sugerimos que o Plano de Aprendizagem Individual parta dos objetivos de desenvolvimento propostos pela escola para a turma na qual a criança com síndrome de Down está matriculada.

A partir do plano, numa conversa que envolva a família, a equipe da escola e os terapeutas que trabalham com o aluno, será possível identificar quais objetivos já foram ou estão prestes a ser alcançados pela criança e quais precisarão de mais investimento.

Cada um deverá, então, planejar qual será a sua contribuição para que no próximo bimestre ou semestre a criança avance em direção aos objetivos desejados. Note que não se trata de alcançar o mesmo patamar que os colegas de turma. Estamos propondo que o aluno avance em relação a ele próprio.

Em relação a alguns dos objetivos, isto poderá significar que a supere seus colegas de turma, e em outros ele pode ficar bem atrás dos seus colegas. O importante é que ele seja motivado e apoiado para avançar sempre na mesma direção dos seus colegas.