Coleção – A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar

A coleção “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar” foi produzida pelo Ministério da Educação com o objetivo de contribuir para o debate sobre a inclusão na escola e contribuir para a formação dos professores que trabalham com o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Clique nos conteúdos abaixo para fazer o download dos fascículos.

Fascículo 1 – A escola comum inclusiva
Fascículo 2 – O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual
Fascículo 3 – Os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira
Fascículo 4 – Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez
Fascículo 5 – Surdocegueira e deficiência múltipla
Fascículo 6 – Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa
Fascículo 7 – Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial
Fascículo 8 – Livro acessível e informática acessível
Fascículo 9 – Transtornos globais do desenvolvimento
Fascículo 10 – Altas habilidades / superdotação

No portal desenvolvido pelo grupo de pesquisa em Tecnologia Assistiva do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é possível encontrar diversos materiais que auxiliam no aprendizado de pessoas com dificuldades comunicativas. Bastante abrangente, o conteúdo está disponível para download gratuitamente e inclui atividades pedagógicas adaptadas, pranchas de comunicação e atividades de lazer.

Na seção de atividades pedagógicas adaptadas, por exemplo, estão sugestões de materiais para pré-alfabetização, alfabetização, Matemática e Ciências. Já a área de pranchas de comunicação traz conteúdos divididos por níveis de dificuldade, sentimentos e atividades da vida prática, como alimentação e higiene. Quem busca jogos e histórias que favoreçam o aprendizado também não vai se decepcionar, já que o portal disponibiliza mais de 150 atividades lúdicas para auxiliar na fixação de conceitos. Clique aqui para conferir todas as opções disponíveis.