Trupe Down

O projeto Trupe Down, desenvolvido em parceria com a instituição Crescer e Viver, tem como objetivo oferecer o atendimento a crianças com síndrome de Down com idades entre dois anos e seis meses a sete anos. Por meio do acesso ao universo circense, estas crianças poderão conquistar importantes aprendizados nas áreas corporais, de movimento e expressão, desenvolvendo suas potencialidades cognitivas, simbólicas, emocionais e sócio-afetivas. Neste momento, o projeto encontra-se em fase de captação de recursos.

As crianças atendidas deverão ser selecionadas em uma área que abrange as seguintes comunidades do município do Rio de Janeiro: Parque Maré, Nova Holanda, Parque União e Rubens Vaz. Por meio de uma parceria com as Redes de Desenvolvimento da Maré, o Movimento Down mapeou as famílias que apresentavam um ou mais integrantes com síndrome de Down nestes territórios. O projeto pode incluir ainda localidades que circundam a lona de circo do Crescer e Viver, como o Morro do Estácio, Morro da Providência e Cidade Nova.

O Trupe Down prevê a realização de três encontros semanais com duas horas de duração. Neste período, as crianças farão atividades que estimulem a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento da imagem e percepção corporal. Desta forma, o projeto contribuirá para o seu desenvolvimento corporal, estímulo à imaginação e socialização.

O Crescer e Viver é um circo que junta arte e transformação social em seu picadeiro. A instituição atua há dez anos com o projeto Circo Social e atende a diversos alunos em situação de exclusão, inclusive pessoas com síndrome de Down. Por meio da parceria com o Movimento Down, a organização pretende ampliar sua atuação junto a este público e contribuir ainda mais para seu desenvolvimento.