Rede de Ativadores do Movimento Down

rede-ativadores

A Rede é uma iniciativa do Movimento Down para orientar voluntários a disseminar informações e garantir os direitos de pessoas com Síndrome de Down através do controle social do Plano Viver Sem Limites.

Para isso, o Movimento Down pretende orientar os ativadores a acompanhar, monitorar e fiscalizar se as ações estabelecidas no Plano Viver Sem Limites estão sendo implantadas e aplicadas em sua região.

Plano Viver Sem Limites

O Plano Viver Sem Limites é uma iniciativa do Governo Federal para a criação de políticas públicas para pessoas com deficiência estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade.

Cada ação presente nesses eixos é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços e políticas públicas com o intuito de assegurar um contexto de garantia de diretos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas.

Controle Social

O controle social é a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da administração pública no acompanhamento das políticas. O controle social pode ser feito individualmente, por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas.

Fases de implementação

Fase 1: Pará, Bahia, Distrito Federal, Paraná Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais
Fase 2: Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Amapá, Roraima, Amazonas e Acre
Fase 3: Rondônia, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe
Fase 4: Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul