Publicações Movimento Down

Oferecer informações de qualidade e gratuitamente sobre a síndrome de Down e outras deficiências intelectuais é um dos principais objetivos do Movimento Down. Para facilitar o acesso a conteúdos indispensáveis sobre temas como saúde, educação e estimulação, organizamos diversas publicações, todas disponibilizadas gratuitamente em nosso portal. Confira abaixo quais são os materiais desenvolvidos e quais são os próximos lançamentos do Movimento Down.

– Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down e Cuidados de Saúde para Pessoas com Síndrome de Down

O manual Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down apresenta uma orientação clara do Ministério da Saúde para que os profissionais de saúde saibam como diagnosticar e acompanhar pessoas que têm síndrome de Down. A publicação tem desde orientações mais simples até questões mais complexas, para todas as fases da vida. O Movimento Down participou do grupo de trabalho que elaborou as diretrizes e também foi responsável pela criação da versão em comunicação simples do manual, Cuidados de Saúde para Pessoas com Síndrome de Down. Esta publicação foi elaborada com a consultoria de um grupo de jovens com síndrome de Down. Seu objetivo é orientar as próprias pessoas com síndrome de Down sobre os cuidados necessários para ter uma vida saudável.

– Três vivas para o bebê!

Cartilha de acolhimento aos recém-nascidos com síndrome de Down para os pais de primeira viagem, com informações sobre cuidados médicos e orientações relacionadas à trissomia.Para saber mais sobre a cartilha, clique aqui.

– A hora da notícia

Materiais para profissionais e instituições de saúde com orientações sobre como conversar com pais pela primeira vez sobre o bebê que nasceu ou nascerá com síndrome de Down e os principais cuidados médicos que deverão ser tomados nos primeiros meses de vida da criança. Saiba mais sobre este projeto neste link.

– Guia de Estimulação

O Guia de Estimulação traz informações para pais e profissionais de saúde sobre a importância de estimular os bebês com síndrome de Down desde os primeiros dias de vida para o seu desenvolvimento no futuro. Além disso, apresenta exercícios detalhados com fotografias e ilustrações.

– Cartilhas sobre cuidados de saúde

O Movimento Down está produzindo cartilhas sobre as principais questões de saúde que aparecem em maior frequência em indivíduos com síndrome de Down. A cartilha sobre problemas de audição já foi lançada, confira neste link. Em breve, serão lançadas cartilhas sobre temas como cardiopatias, questões gastro-intestinais e instabilidade atlanto-axial.