Oficina de fotografia Movimento Down e Correios

A comunicação em todas as suas formas é essencial para que qualquer pessoa possa exercer sua cidadania. Em parceria com o programa Imagens do Povo, criado pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, o Movimento Down oferece a jovens e adultos com síndrome de Down o acesso a diferentes linguagens, conceitos e técnicas na área da fotografia por meio da Oficina de Fotografia Movimento Down e Correios.

Além de contribuir para que essas pessoas possam exercer sua cidadania de maneira plena e autônoma, o projeto apresenta caminhos para a sua inserção no mercado de trabalho. Com duração de dez meses, as oficinas são pautadas por exercícios práticos e pela elaboração experimental de imagens, aliando a técnica fotográfica ao debate das questões sociais relacionadas à pessoa com deficiência intelectual e à pessoa com síndrome de Down.

As oficinas são realizadas no Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, na Maré. A coordenação é do renomado fotodocumentarista João Roberto Ripper, criador do Imagens do Povo, e as aulas são ministradas por Elisângela Leite, fotógrafa da Agência Escola formada pela Escola de Fotógrafos Populares.

O programa Imagens do Povo é um centro de documentação, pesquisa, formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho. É também um espaço aberto destinado à apresentação e discussão da produção fotográfica contemporânea. Criado pelo Observatório de Favelas, o programa alia a técnica fotográfica às questões sociais, registrando o cotidiano por meio de uma percepção crítica.