Censo sobre síndrome de Down na Maré

Uma parceria entre o Movimento Down e a ONG Redes de Desenvolvimento da Maré é responsável pelo desenvolvimento de uma pesquisa inédita sobre síndrome de Down no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro.
A Redes de Desenvolvimento trabalha desde janeiro de 2012 em um censo, paralelo ao realizado pelo IBGE, para mapear a população de toda a região, que tem cerca de 130 mil habitantes. Esta pesquisa é importante para produzir informações sobre a real situação dos moradores e, futuramente, orientar corretamente a elaboração de políticas públicas para todo o complexo de favelas.

Durante o processo de visita às casas, foi realizado um levantamento de pessoas com síndrome de Down. Na fase inicial do projeto, 15 pessoas com a síndrome foram identificadas e encaminhadas, junto com as respectivas famílias, a uma equipe composta por psicólogos e assistentes sociais.

Essa equipe, em parceria com o Movimento Down, fornece informações e orientações sobre desenvolvimento, estimulação, saúde, legislação e outras questões que envolvem a melhoria da qualidade de vida das pessoas com a síndrome.

Além disso, também foi realizado um mapeamento sobre as instituições de atendimento para pessoas com síndrome de Down dentro da Maré. As pessoas com SD identificadas pelo censo foram encaminhadas para estas instituições e também deverão receber atendimento terapêutico nas futuras instalações do projeto TÔ Brincando Movimento Down e Correios.

O censo sobre síndrome de Down faz parte do projeto piloto de um mapeamento inédito e mais abrangente sobre a síndrome que poderá orientar acriação de políticas públicas de atendimento.