Acolhimento de recém-nascidos com síndrome de Down

O momento em que os pais recebem a notícia de que seu bebê nasceu ou nascerá com síndrome de Down pode representar o início de um processo de aceitação e a certeza que aquela criança poderá ter uma vida saudável e feliz o ou um trauma que poderá causar um grande sofrimento para toda a família.

O Movimento Down atua em duas frentes no acolhimento aos recém-nascidos com síndrome de Down: a primeira delas é a cartilha “Três vivas para o bebê!”, que traz todas as informações que os pais de primeira viagem de uma criança com a trissomia precisam saber.

O manual contém as questões mais importantes sobre a trissomia, como os cuidados médicos iniciais e a importância da estimulação para o desenvolvimento do bebê. Além disso, esclarece mitos comumente difundidos sobre a SD, mostrando à família que sua criança é uma criança como as outras, apenas terá o desenvolvimento mais lento em algumas áreas. Por meio do exemplo de outras pessoas com a síndrome de Down, a publicação dá aos pais uma perspectiva sobre o futuro de seus filhos, que poderão trabalhar, namorar e ter amigos. Enfim, uma vida plena e cheia de significados.

A outra frente de atuação do Movimento Down está na conscientização dos profissionais e instituições que trabalham com o acolhimento destes recém-nascidos. Além de fazer parte do grupo de trabalho responsável pelas Diretrizes de Atendimento à Pessoa com Síndrome de Down do Ministério da Saúde, o MD desenvolveu o cartaz  “A hora da notícia”, com orientações específicas sobre a melhor forma de conversar com as famílias de bebês com a síndrome de Down. Em breve, ele será distribuído a maternidades de todo o Brasil, assim como a cartilha “Três vivas para o bebê!”.