Vídeo-aula do Conselho do MP – “Ensino Regular, AEE e Educação Profissional”

Vídeo-aula do Conselho do MP – “Ensino Regular, AEE e Educação Profissional”

Assista à vídeo-aula sobre “Educação Inclusiva – Pessoa com Deficiência”, realizada pelo Grupo de Trabalho de Direitos da Pessoa com Deficiência – GT7 do Conselho Nacional do Ministério Público CNMP, com a finalidade de divulgar e contribuir com o processo de inclusão de alunos com deficiência. Ensino Regular, Atendimento Educacional Especializado e Educação Profissional  Maria […]

Livro Síndrome de Down e Matemática

Como saber se seu filho compreende o conceito de número? Saber contar até 10 não garante que a criança saiba o significado de 7, por exemplo. Quais atividades podem ser aplicadas para a aquisição do conceito de quantidade? Como se desenvolveram as pesquisas sobre o conceito de número desde a época de Piaget? Este livro […]

Inclusão de alunos com síndrome de Down no ensino fundamental

A entrada no ensino fundamental é um marco na vida de qualquer criança. Entram em cena desafios como o aprendizado de diversos conteúdos escolares e a convivência com colegas mais velhos na hora do lanche. As brincadeiras, tão presentes na educação infantil, começam a perder espaço à medida que a hora de estudar ganha importância. […]

Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência

O professor deve entender as dificuldades dos estudantes com limitações de raciocínio e desenvolver formas criativas para auxiliá-los De todas as experiências que surgem no caminho de quem trabalha com a inclusão, receber um aluno com deficiência intelectual parece a mais complexa. Para o surdo, os primeiros passos são dados com a Língua Brasileira de […]

Cada um aprende de um jeito

Professores propõem a alunos de 1ª a 8ª série com deficiência as mesmas atividades planejadas para os demais A lei é categórica: todas as crianças e jovens de 6 a 14 anos devem estar matriculados na rede regular de ensino, sem exceção. Entre os objetivos que se apresentam, está o de ensinar os conteúdos curriculares […]