Linguagem Simples – aprenda a comunicar de um jeito que todos entendam

Linguagem Simples – aprenda a comunicar de um jeito que todos entendam

Todos têm direito à informação. Este direito é garantido pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2009), que diz, no  artigo 9: “os Estados Partes tomarão as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, […]

Vídeos Canta e Lê para desenvolver a fala e a leitura – colabore!

Vídeos Canta e Lê para desenvolver a fala e a leitura – colabore!

Aprender a falar e ler cantando! Vídeos com recursos que facilitam que as crianças acompanhem canções infantis no seu ritmo, aprendendo a ler e falar com elas. Aprender a falar e ler cantando! Vídeos com recursos que facilitam que as crianças acompanhem canções infantis no seu ritmo, aprendendo a ler e falar com elas. Canta […]

Ajude sua/seu filha/o a melhorar a articulação da fala

Ajude sua/seu filha/o a melhorar a articulação da fala

Ajudar as crianças com trissomia 21 a vencer o desafio da articulação das palavras envolve a compreensão dos desafios únicos que elas podem enfrentar no desenvolvimento da fala. As crianças aprendem a articular as palavras ao ouvir sons ao mesmo tempo que vêem como eles são produzidos. Os pais de bebês freqüentemente colocam seus rostos perto […]

Síndrome de Down, dificuldades na fala e na linguagem

Síndrome de Down, dificuldades na fala e na linguagem

A que se devem as dificuldades de fala e linguagem em crianças com síndrome de Down na idade escolar? Capacidades sensoriais e perceptivas Libby Kumin No artigo anterior publicado na revista de agosto do Down21, esbocei as principais dificuldades de fala e linguagem enfrentadas por uma criança com síndrome de Down que começa a estudar e […]

Apraxia da Fala na Infância (AFI)

Apraxia da Fala na Infância (AFI)

O que é AFI? É um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de planejamento motor da fala, ou seja, a habilidade de realizar os movimentos necessários da boca, lábios, mandíbula e cordas vocais para produzir e sequenciar os sons da fala. O distúrbio afeta 1% da população em geral e até 60% das pessoas com […]

Dicas para se tornar um parceiro da criança e desenvolver sua comunicação

Dicas para se tornar um parceiro da criança e desenvolver sua comunicação

O americano, Dr James Macdonald, é psicólogo, fonoaudiólogo e professor com mais de 50 anos de experiência. Ele é o autor do livro Play to Talk (Brincar para Falar), apenas disponível em inglês. Abaixo, resumimos dicas do Dr MacDonald para desenvolver a comunicação de crianças com atraso na linguagem.  Como as pessoas presentes na vida […]

Como ela é?

Como ela é?

Há algumas semanas compartilhamos com vocês o Resumo do Aluno, preparado pela Andrea Werner, do blog A Lagarta vira Pupa, para os professores e terapeutas do filho dela, o Théo. Patricia Almeida, co-fundadora do Movimento Down e mãe da Amanda, fez uma versão para as pessoas que interagem com a sua filha saibam “Como ela é”. […]

Entrevista com a fonoaudióloga Cinthia Azevedo sobre Apraxia da Fala na Infância (AFI)

Entrevista com a fonoaudióloga Cinthia Azevedo sobre Apraxia da Fala na Infância (AFI)

A Fonoaudióloga, que tem dedicado sua trajetória profissional a pesquisar e atuar para o desenvolvimento de crianças com síndrome de Down, é uma das profissionais brasileiras interessadas em acompanhar crianças com a síndrome a partir do diagnóstico da AFI e acaba de retornar da 44ª edição da Convenção Anual da National Down Syndrome Congress, realizada na […]

Entrevista com Renee Hill sobre apraxia e síndrome de Down

Renee Hill é fonoaudióloga com mais de 15 anos de experiência profissional. A especialista foi uma das palestrantes da conferência “2014 Mission Possible Down Syndrome Cruise Conference”, realizada em um cruzeiro que percorreu o Alasca, nos norte dos EUA, entre 4 e 10 de julho. O Movimento Down esteve presente no evento e traz agora […]

Linguagem, cognição e memória

– Esconda-se ou esconda objetos (“cadê? achou!”) para que o bebê desenvolva este tipo de memória: “não vejo o objeto, mas sei que ele está ali”. Esta função cognitiva é importante para que, mais tarde, ele possa relacionar cada objeto ao seu nome. – Dê nomes a pessoas e objetos e incentive o bebê a […]