Dia Internacional da Síndrome de Down na escola – como falar sobre o assunto?

chega de rotulos menina ri

HOJE
é o
DIA MUNDIAL DA
SÍNDROME DE DOWN

Síndrome de Down

(ou trissomia do 21)

é uma condição na

qual a pessoa tem um

cromossomo extra.

Cromossomos são os

“pacotes” de genes do nosso

corpo.

Eles determinam como o nosso

corpo se forma e como ele

funciona a medida que cresce.

Os cromossomos funcionam

como se fossem um manual de

instruções.

Por volta de 1 em cada 800 bebês nascem com
síndrome de Down.
Cada pessoa com síndrome de Down é diferente entre si.

Você sabe

o que é um

Rótulo?

Um Rótulo é uma idéia pré-definida

que as pessoas têm

sobre alguém ou algo.

Eles são sempre

imprecisos

ou simplesmente errados!

Rótulos são sempre

prejudiciais porque

eles impedem

que sejamos tratados

como indivíduos.

Hoje todos nós estamos

usando nossas meias preferidas.

Você consegue encontrar

alguém que esteja usando

meias exatamente iguais às

suas?

Como você

acha que suas

meias são

parecidas?

Vocês

tem

algo em

comum?

Você consegue

achar algo

que vocês

não

tem em

comum?

Ter meias que são parecidas

faz com que vocês sejam

iguais entre si?

Pessoas são todas diferentes.

Rótulos que dizem

que um grupo de pessoas

são iguais de

alguma maneira,

são inúteis e

podem ser prejudiciais

Conheça o

meu eu

verdadeiro

Você consegue ver

algum Rótulo

aqui?

Que tipo

de estórias

você

gosta?

A seguir contamos quatro estórias

baseadas em fatos que acontecem

na vida real.

O que

você

acha?

1 –

Os pais de José estão planejando

para ele uma festa de aniversário

com muita música e dança.

Eles vão convidar todas as crianças

da classe de José.

Uma das crianças da classe, Marta,

tem síndrome de Down.

Os pais de José acham que Marta

não gosta de música alta. Eles então

decidem que é melhor não

convidar Marta para a festa.

E se eles soubessem….

Marta adora ouvir música alta e

dançar por toda a casa com seu irmão e irmã.

Ela quer ter uma banda de rock quando ela crescer,

2 –

Paulo trabalha no zoológico. Ele vai

levar alguns animais para a escola para

ensinar as crianças sobre como cuidar

dos animais. Quando as crianças

apareceram no corredor, Paulo viu

um menino com síndrome de Down

chamado Pedro. Paulo acha que Pedro

não é capaz de ficar parado e

poderia incomodar os animais.

Paulo solicitou que Pedro

fique sentado com sua professora no

fundo da sala.

E se Paulo soubesse…

A família de Pedro tem vários animais de estimação.

Pedro é o responsável por alimentar todos eles.

3 –

A classe vai realizar um experimento para

aprender o que acontece com a água quando

ela está quente ou fria. A professora solicita

às crianças para formarem duplas e fazer

algumas atividades. Maria e Luiza querem

trabalhar juntas. Luiza tem síndrome de Down.

A professora acredita que Luiza vai

achar a atividade muito difícil , então ela

dá uma folha para Luiza colorir ao invés

de fazer a atividade, e fala para Maria

se juntar a um outro grupo.

E se a professora soubesse…

Maria está muito interessada nesta atividade

e gostaria de ter

tentado.

4 –

É hora de brincar e as crianças estão

todas no pátio. Algumas crianças

resolvem jogar futebol. Samuel gostaria

de jogar também. Samuel tem

deficiência intelectual e necessita uma

ajuda extra para o seu aprendizado.

As crianças acham que Samuel não

entenderia as regras do jogo,

então eles não deixam que

Samuel jogue futebol com eles.

E se as crianças soubessem…

Samuel joga futebol com seus

primos toda semana.

E eles também adoram assistir

o time favorito jogar

quando passa na televisão.

Com quem você

conversa se você

se sente infeliz?

O que você

faz se vê

uma outra

pessoa sendo

mal tratada?

Você pode ajudar:

CHEGA

DE

RÓTULOS!

Tradução: Ana Claudia Brandão

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