Assuma que eu posso

21 DE MARÇO DE 2024DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

“ASSUMA QUE EU POSSO”

Acabar com os estereótipos e as baixas expectativas é a ação concreta

Cada um de nós pode colaborar para construir a verdadeira inclusão.
Para o Dia Internacional da Síndrome de Down 2024, a CoorDown apresenta ASSUMA QUE EU POSSO, a campanha internacional de conscientização criada em colaboração com a agência SMALL, com sede em Nova York.

Uma jovem com síndrome de Down desafia as baixas expectativas que os outros têm dela e propõe uma inversão de perspectiva: na escola, no trabalho, em casa e em sua comunidade.

Este ano também estamos perguntando às pessoas que têm síndrome de Down em todo o mundo

compartilhar como suposições baseadas em estereótipos negativos podem tê-los afetado.

Veja o texto do filme em português:

Tradução Patricia Almeida

Apoio: Movimento Down

ASSUMA QUE EU POSSO

Oi moça,

você assume que eu não posso tomar margarita

daí, você não me serve uma margarita

então, eu não tomo a margarita.

Sua crença se torna realidade.

E pais,

vocês assumem que eu não sou capaz de morar sozinha

daí, vocês não me incentivam a morar sozinha

então eu não moro sozinha.

Treinador,

você assume que eu não sou capaz de bater

e treinador, você assume que eu não sou capaz bater mais forte

daí, você não me treina para bater forte

então eu não bato forte.

E professor,

você assume que eu não sou capaz aprender Shakespeare

daí, você não me ensina Shakespeare…

Seu Lobato tinha uma fazenda…

Então… Não aprendo Shakespeare…

… IA – IA – Ô

Mas sabe, se todas as suas crenças se tornarem realidade…

Então assuma que eu posso tomar uma margarita

daí você me serve uma margarita

então eu tomo a margarita.

Assuma que eu sou capaz morar sozinha

então, eu moro sozinha.

Assuma que eu sou capaz de bater mais forte

então eu bato mais forte.

Assuma que eu sou capaz de aprender Shakespeare

então… “Que tolos são esses mortais”

eu aprendo a porra do Shakespeare!

Você achava que eu não era capaz de xingar, né?

Assuma que eu sou capaz de trabalhar

que eu sou capaz de ir a festas

que eu sou capaz de transar

que eu sou capaz de estar no palco

Assuma que eu sou capaz,

então talvez eu seja capaz.

TikTok https://www.tiktok.com/@coordown/video/7346227454698065184?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7161008944637429254

YouTube:

No Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março de 2024, a CoorDown – Coordenação Nacional das Associações de Pessoas com Síndrome de Down da Itália – está lançando a campanha internacional de conscientização “ASSUMA QUE EU POSSO” para convocar todos a acabarem com o preconceito e apoiarem o potencial concreto de cada pessoa que tem síndrome de Down.

Estereótipos, preconceitos e baixas expectativas afetam fortemente todos os aspectos da vida das pessoas com deficiência intelectual: representam uma fronteira muitas vezes intransponível que limita suas ambições; suas oportunidades na escola, no trabalho, nos esportes, em suas comunidades, amizades e relacionamentos amorosos.

Descobri que na psicologia existe um conceito chamado ‘profecia autorrealizável’, pelo qual um professor que pensa que um aluno não pode entender agiria de acordo e, portanto, não ensina o aluno. E prontoi: a profecia se auto-realiza. Mas, na minha opinião, não há conceitos difíceis ou fáceis, há sempre uma maneira simples de explicar as coisas. Se eu pensar em todas as coisas que não foram explicadas e ensinadas para mim, eu fico com raiva. Estas são as palavras proferidas por Marta Sodano, uma italiana de 29 anos com síndrome de Down, durante a Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down nas Nações Unidas para descrever os obstáculos que ela teve que superar em sua experiência escolar.

A profecia autorrealizável é um conceito sociológico e psicológico, descrito pela primeira vez em 1948 pelo sociólogo norte-americano Robert K. Merton, ilustrando como as suposições e expectativas das pessoas afetam os eventos a tal ponto que a profecia inicial se torna realidade. Não se trata, portanto, de meras ações abstratas inconsequentes, mas de um processo mental que é realmente propício à criação de uma situação que tem efeitos tangíveis na vida e afeta as circunstâncias sociais.

Isto, e as palavras de Marta Sodano, inspiraram o filme “ASSUMA QUE EU POSSO”. A protagonista, uma jovem com síndrome de Down, desafia as baixas expectativas que os outros têm dela e propõe uma inversão de perspectiva: inicialmente os que estão ao redor acreditam que ela não pode beber um coquetel, ser boxeadora, estudar Shakespeare, morar sozinha, alcançar objetivos importantes. Então, no meio do filme, há uma reviravolta: o protagonista convida o espectador, e a sociedade em geral, a pensar fora da caixa e usar a profecia autorrealizável positivamente: se você acredita em mim, se confia em mim, você pode ter um impacto positivo, e então, talvez, eu alcance objetivos, mesmo inesperados.


Se um professor acredita que seus alunos podem aprender, os desafia e encontra as estratégias certas para ensinar sua matéria, muito provavelmente ele vai aprender. Se um pai apoia e acredita em seu filho e lhe oferece uma riqueza de experiências e lhe dá a capacidade de fazer suas próprias escolhas, então seu filho tem mais chances de ter sucesso em qualquer coisa que ele tenha definido sua mente. Da mesma forma, se um empregador ou colega de trabalho acredita que um colega que tem síndrome de Down pode realizar uma tarefa que a princípio pode parecer complicada e cria o ambiente certo para que o ensino e a aprendizagem ocorram, então talvez eles a dominem. É uma mudança profunda de consciência que vai além de denunciar direitos negados, chamando à ação qualquer um que deseje lutar ativamente para realizar a verdadeira inclusão para todos.

A campanha internacional começou com a CoorDown na Itália, mas conta com a contribuição de várias associações internacionais que estão lançando o filme simultaneamente em todo o mundo: Canadian Down Syndrome Society, National Down Syndrome Society, Global Down Syndrome Foundation, Down’s Syndrome Association UK, Down Syndrome Australia e New Zealand Down Syndrome Association com a participação de membros da Fundació Catalana Síndrome de Down.

A partir de hoje e até 21 de março, a CoorDown e as redes sociais dos parceiros vão transmitir as experiências reais de pessoas com síndrome de Down e suas famílias de todo o mundo, compartilhando exemplos dos tipos de estereótipos vividos e dos preconceitos que superaram. A tendência #OfCourse viu centenas de milhares de pessoas revelarem os estereótipos que experimentaram em torno de seu trabalho, hobby ou identidade, ao mesmo tempo em que zombavam dessas percepções comuns. Celebridades como Kim Kardashian e Maria Carey já participaram do TikTok, vamos chamar à ação todos aqueles que desejam explicar os estereótipos ligados à sua identidade, talvez até zombando ou satirizando as percepções comuns sobre eles.

A campanha nasce da colaboração com a agência nova-iorquina SMALL e foi produzida pela Indiana Production e dirigida por Rich Lee, com Christopher Probst como diretor de fotografia. A música foi composta e produzida pela Stabbiolo Music.

As hashtags oficiais da campanha são #AssumaQueEuPosso #FimDosEsteriotipos #AssumeThatICan #EndTheStereotypes #WorldDownSyndromeDay #WDSD24.

Madison Tevlin começou sua carreira aos 12 anos, quando seu cover de All of Me, de John Legend, viralizou. Nascida e criada em Toronto, no Canadá, Madison é modelo, advogada e atriz. Seus créditos incluem: Mr. D, Who Do You Think I Am, apresentando o tapete vermelho no Canadian Screen Awards, e seu icônico papel como Cosentino no filme Champions, estrelado por Woody Harrelson e dirigido por Bobby Farrelly. Madison é a primeira pessoa com síndrome de Down a ser indicada ao Canadian Screen Award – Melhor Apresentador, Talk Show ou Entertainment News. Madison é membro da Best Buddies International, desfilou como parte da Knix Confidence Tour, foi a palestrante principal na conferência Dear Mom em Laguna Beach e recebeu o prêmio Quincy Jones Exceptional Advocacy em 2023 da Global Down syndrome Foundation.

Madison adora desafiar mal-entendidos, apresentando sua própria história como uma pessoa que tem paixões e objetivos, e é capaz de muito mais do que as pessoas esperam dela.

Antonella Falugiani, presidente da CoorDown: “Mudar a perspectiva com que abordamos a deficiência é o desafio lançado pela CoorDown para 2024. Um novo marco que abraça a longa jornada feita em 12 anos de compromisso com a promoção dos direitos das pessoas com síndrome de Down com as Campanhas Globais. Decidimos lançar um chamado à ação, que visa envolver toda a sociedade, não apenas a nossa comunidade, porque a deficiência realmente afeta a todos, e todos devem ser capazes de agir para mudar a cultura que produz discriminação. Com a história de “Assuma que eu posso” mostramos como cada um de nós pode contribuir para a inclusão ouvindo e olhando para as pessoas com síndrome de Down, suas necessidades e desejos sem filtros distorcidos. Só assim poderemos derrubar os muros que ainda limitam a vida das pessoas com deficiência intelectual”.

Luca Lorenzini e Luca Pannese, diretores criativos executivos da SMALL New York: «Este ano, queríamos fazer um filme muito diferente dos anos anteriores. Inspirando-nos num discurso que Marta Sodano proferiu nas Nações Unidas há alguns anos, propusemo-nos a dar uma mensagem forte contra o preconceito. Graças às grandes habilidades de atuação e versatilidade de Madison e ao talento do diretor Rich Lee, fizemos um filme cheio de energia que esperamos que ajude a quebrar os estereótipos que ainda restringem os sonhos e planos das pessoas com síndrome de Down”.

Karim Bartoletti, Sócio/MD/Produtor Executivo, Indiana Production: ««Todos os anos, a CoorDown, com seus parceiros criativos e de produção, tenta romper a percepção sobre o mundo das deficiências com uma campanha que pode carregar o peso de uma forte visão criativa que pode lançar uma nova luz sobre estereótipos e preconceitos que fazem parte da vida das pessoas com síndrome de Down – e de todas as deficiências intelectuais como um todo.

Achamos que o insight da campanha foi tão forte que o adotamos em todos os aspectos da produção. “Você acha que eu vou filmar essa campanha como qualquer outro comercial que trata de deficiência?” “Você supõe que não podemos encontrar um ator ou uma atriz que possa carregar o peso de todo o filme em seu ombro?” “Você assume que não podemos fazer com que Rich Lee o dirija e Chris Probst o ilumine?” Se quisermos criar consciência e romper fronteiras através do trabalho que criamos e produzimos, precisamos fazê-lo nós mesmos. Assumimos que podíamos e certamente fizemos, porque isso certamente mostra a originalidade, o poder e a força criativa da campanha do Dia Mundial da Síndrome de Down de Coordown deste ano. Estamos muito orgulhosos de como a campanha “Assuma que posso” é diferente de tudo o que vimos ou fizemos antes.”

O Dia Internacional da Síndrome de Down (DMDD) é um dia internacional de conscientização declarado oficialmente pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2012. Todos estão convidados a comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down para difundir a conscientização e o conhecimento sobre a síndrome de Down, criar uma nova cultura de diversidade e promover o respeito e a inclusão na sociedade para todas as pessoas com síndrome de Down. 

A escolha da data 21/3 não é acidental: a síndrome de Down, também conhecida como Trissomia 21, é caracterizada pela presença de um cromossomo extra – três em vez de dois – no par cromossômico nº 21 dentro das células.

O tema do Dia Internacional deste ano é “Acabem com os estereótipos!” Os estereótipos são prejudiciais: para as pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual, os estereótipos podem impedi-las de serem tratadas como outras pessoas. “Somos tratados como crianças, somos subestimados e excluídos. Às vezes somos muito mal tratados ou até abusados” é o que pessoas reais se relacionam, como Andrew, um jovem da Nova Zelândia, que explica o que aconteceu com ele “Eu trabalhava em uma escola primária. Eu esperava ajudar com os boletins escolares no computador do escritório. Apresentei meu currículo para a recepcionista para mostrar o que posso fazer. Ela me perguntou: “Quem fez isso pra você?” Eu disse a ela que fiz sozinho. Ela não acreditou que eu fiz o currículo e não me deixou ajudá-la“.

COORDOWN ODV

O Coordinamento delle associazioni delle persone con sindrome di Down foi criado em 1987 com o objetivo de promover ações de comunicação compartilhadas entre as várias organizações italianas engajadas na proteção e promoção dos direitos das pessoas com síndrome de Down, e hoje é o órgão oficial de representação interagindo com todas as instituições. Todo segundo domingo de outubro, a CoorDown promove o Dia Nacional da Síndrome de Down e em 21 de março de cada ano o Dia Mundial da Síndrome de Down, produzindo também campanhas de comunicação internacional que ao longo dos anos foram premiadas com até 23 leões de Cannes, dos quais 9 de ouro, no Festival Internacional de Criatividade.

___________________

CRÉDITOS


AGÊNCIA

Agência: SMALL

Diretores Executivos de Criação: Luca Pannese, Luca Lorenzini

Diretor Criativo: Paolo Montanari

Diretor Geral: Alberto Scorticati

Gerente de Contas: Chiara Guadagnini

PRODUTORA

Produtora: Indiana Production S.p.A.

Diretor: Rich Lee

DP: Christopher Probst, ASC

Produção Executiva: Karim Bartoletti

Produtor Sênior: Silvia Bergamaschi

Assistente de Produção: Luca Bettinetti

1º AD: Andrew Coffing

Edição: Luca Angeleri

Música Original: Alessandro Cristofori e Diego Perugini para Stabbiolo Music

Colorista: Danilo Vittori

Pós-Produção de Áudio: Bravagente

Pós Produtor Sênior: Alga Pastorelli

Vídeo Pós Produção: 22 Cães

EMPRESA DE SERVIÇOS ESPANHA

Empresa Prestadora: Vivi Film

Produção Executiva: Carlos Soms

Direção de produção: Nerea Soms

Diretor de Arte: John Blud

Estilista: Cris Urso

___________________

Media Office CoorDown ODV

Paola Amicucci

ufficiostampa@coordown.it

Óleo. +39 345.7549218

W.Courtdown.It