Australianos com síndrome de Down são consultores em associação

Duas mulheres e quatro homens com síndrome de Down,  um homem e uma mulher sem síndrome de Down, de diferentes faixas etárias, de pé, sorriem.
Primeira reunião da Rede Consultiva de Pessoas com Síndrome de Down
A Associação de Síndrome de Down da Austrália, DSA, realizou a 6ª Assembléia Geral Anual em Melbourne na semana passada. Como na maioria das organizações, a Assembleia Geral oferece uma oportunidade para os membros reunirem-se e refletirem sobre o progresso no último ano, e também os desafios e oportunidades a ser enfrentados no próximo ano.
Mas a Assembleia deste ano foi diferente de todas as que já foram realizadas anteriormente. Ela marcou o primeiro encontro da Rede Consultiva de Síndrome de Down.
A Rede é formada por pessoas com síndrome de Down de toda a Austrália, que fornecerão informações e assessoria ao Conselho da DSA e trabalharão com o Presidente da DSA para ajudar a garantir que a associação represente as vozes das pessoas com síndrome de Down.
Graças ao apoio da Fundação Sherry-Hogan, a DSA conseguiu reunir esta nova rede pela primeira vez.
A primeira reunião foi destinada a apresentação dos membros e discussão dos termos de referência. Também foi discutido o que significa e como funciona uma rede consultiva. A organização VALID facilitou a reunião e ajudou nas discussões. O grupo também escolheu um logotipo para a rede, apresentando sua opinião para a equipe de design.
Foi uma reunião divertida e participativa, onde também se discutiu por que os membros se juntaram ao grupo. Houve uma série de razões, mas ficou claro que todos estavam ansiosos para enfrentar um novo desafio e ter a oportunidade de falar em nome de pessoas com síndrome de Down. Veja alguns dos depoimentos:
“Eu sempre quis ser uma voz para pessoas com síndrome de Down.” Claire (QLD)
“Eu queria um novo desafio” Andrew (WA)
“Minha bandeira é o respeito. Todos nós precisamos de respeito. Queremos que as pessoas respeitem as pessoas com deficiência na Austrália “Matt (VIC).
“Eu quero que as pessoas vejam a pessoa, não é a deficiência” Kylie (NSW)
Na sexta-feira, os membros da Rede conheceram os membros do Conselho da DSA e falaram sobre como trabalharão juntos no futuro. A Rede também conversou com o Conselho sobre as questões importantes para eles, incluindo os serviços de apoio às pessoas com deficiência, emprego, representação na mídia e conscientização da comunidade.
A manhã acabou com uma apresentação sobre educação de Jody Carr, ex-ministra da Educação do Canadá. Carr é apaixonada pela educação universal e inclusiva, onde todas as crianças aprendem juntas em ambientes de aprendizagem comuns como um meio para alcançar melhores resultados para todos os alunos, independentemente das habilidades e da diversidade.
A DSA está animada para trabalhar com a Rede para que, juntos, possam defender as pessoas com síndrome de Down.
Para saber como funciona a rede, acesse https://www.downsyndrome.org.au/advisory_network.html