“La vida de Blanca”: uma história sobre inclusão

Imagem do vídeo La Vida de Branca. Na imagem, Blanca, uma jovem com síndrome de Down, aparece em pé em frente ao portão de sua casa, como se estivesse mostrando aonde mora. O nome A Vida de Blanca aparece sobre a imagem, no espaço do portão.Que as pessoas com síndrome de Down levam anos se superando e alcançando novas conquistas pessoais e profissionais é algo do qual ninguém duvida. Os velhos estereótipos e falsos mitos foram ficando pelo caminho, obsoletos e esquecidos. Hoje em dia, pessoas com essa deficiência estudam, praticam esportes, trabalham e participam em todas as áreas da vida, em igualdade e com as mesmas condições que qualquer outra pessoa.

Dessa forma, uma das principais tarefas do Down España (organização espanhola que tem como objetivo assegurar a autonomia de pessoas com síndrome de Down e apoiar as suas famílias), é mostrar essa realidade à sociedade para que todo mundo possa aprender a apreciar as capacidades e valores das pessoas com a trissomia 21.

E, por causa disso, também é importante que as mães e os pais que acabaram de descobrir que seus filhos nasceram (ou nascerão) com essa deficiência intelectual tenham uma imagem real, moderna e atualizada de como é uma pessoa com síndrome de Down e as metas que ela pode alcançar em sua vida.

O filme “La vida de Blanca” (A vida de Blanca), realizado pela entidade espanhola com a colaboração da Fundação Mapfre, poderá ajudar. Nele, conhecemos Blanca San Segundo, uma jovem de 26 anos com síndrome de Down que tem sonhos, passatempos e responsabilidades, assim como qualquer outra garota da mesma idade. Blanca combina os seus estudos com o seu trabalho e ainda encontra tempo para sua família, seus amigos e se divertir. No filme, podemos viver o dia a dia da jovem e ela mesma nos mostrará, com os apoios adequados, que não existem barreiras para as pessoas com síndrome de Down. A ideia é que Blanca consiga ajudar a acabar com os preconceitos e o desconhecimento que muitos futuros pais e mães têm de crianças e jovens com síndrome de Down.

Assista ao vídeo “La vida de Blanca”:

Fonte: http://fiadown.org/content/down-espana-lanza-la-vida-de-blanca-un-video-para-fomentar-la-inclusion