Baixe aqui o novo Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down

Capa do novo Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down. Na foto, uma menina com síndrome de Down está sentada na calçada. Ela faz um exercício de sopro com a boca, uma das várias atividades indicadas no Guia. A logo do Movimento Down se encontra no canto superior direito. Na lateral esquerda exista uma borda formada por diversos círculos coloridos. Na parte inferior da foto e sobre a menina, está o título do Guia.

Botão de download.

Buscando ajudar na estimulação e no desenvolvimento de bebês e crianças com síndrome de Down, o Movimento Down lançou o Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down durante o VII Congresso Brasileiro Sobre Síndrome de Down, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro em Curitiba. O novo guia, desenvolvido através de uma parceria com diversos especialistas, é uma versão ampliada do Guia de Estimulação lançado em 2012, agora cobrindo toda a faixa etária de 0 a 36 meses (até 3 anos de idade).

A ideia é que a família tenha em mãos um manual completo de estimulação para os primeiros anos de vida da criança, podendo oferecer assim condições para que ela desenvolva suas capacidades desde o nascimento. Para que a criança chegue a uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. Isso se aplica a todas as pessoas, com ou sem síndrome de Down. mas uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida é determinante para o desenvolvimento de quem tem a trissomia em diversos aspectos, do desenvolvimento motor à comunicação.

Versão em texto do Guia de Estimulação.