Menina dos Meus Olhos

TathiMenina dos meus olhos, peça escrita e protagonizada pela brasileira Tathiana Piancastelli, será encenada no 30º Festival de Teatro Hispano em Miami, que este ano homenageia o Brasil. Tathi, 30 anos, tem síndrome de Down e interpreta a personagem Bela, uma jovem que também tem a deficiência e que está em busca do amor e da aceitação social. Ela enfrenta diversos preconceitos no decorrer da história, inclusive dos pais, até conhecer o amor através de um amigo. A peça foi apresentada pela primeira vez em Nova York e estará em cartaz entre os dias 17 e 19 de julho no Teatro Koubek Center, em Miami, Estados Unidos.

Para Tathiana, a peça é um mergulho em seu imaginário. “É uma história que faz rir e chorar”, afirma a atriz. O espetáculo é um convite à fluidez de um pensamento livre, propondo assim um não julgamento e não preconcepção do outro. Imagens com legendas em inglês são projetadas durante a apresentação, possibilitando o uso de todos os sentidos pelo público.

“Tathiana é artista, adulta, madura e preparada para encenar”, conta Débora Balardini, diretora da peça. “Ela responde instantaneamente às imagens que surgem em sua mente e apesar das dificuldades físicas e cognitivas que enfrenta, são justamente essas dificuldades que permitem sua total liberdade de expressão. O texto de Menina dos meus olhos foi escrito sem pontuações ou concordâncias verbais e sua adaptação foi feitaTathi 02 respeitando o estilo narrativo de Tathi, em que ela transita de um pensamento a outro sem pedir permissão a ninguém. “Eu tirei tudo da minha cabeça, pois amo atuar”, diz a jovem.

Além de atriz e escritora, Tathi também é apresentadora de TV e autodefensora do Instituto MetaSocial. Ela representou o Brasil nas comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down nas Nações Unidas em Nova York em 2010 e inspirou a criação de Tati, personagem com síndrome de Down, nas histórias em quadrinhos do cartunista Maurício de Souza.