Alma de Batera oferece oficinas gratuitas a pessoas com deficiência

Aulas de bateria estimulam pessoas com deficiência. Foto: Ilana Bar / Alma de Batera.
Aulas de bateria estimulam pessoas com deficiência. Foto: Ilana Bar / Alma de Batera.

Proporcionar às pessoas com deficiência um contato com a bateria e apresentar a elas um pouco mais do universo desse instrumento. Esse é o objetivo do Alma de Batera, projeto criado em 2008 pelo pedagogo e baterista Paul Lafontaine e que oferece oficinas gratuitas de bateria a pessoas com deficiência, incluindo pessoas com síndrome de Down.

As aulas acontecem semanalmente no Centro Cultural São Paulo e na ADID (Associação de Desenvolvimento Integral do Down), também em São Paulo, e uma vez por mês há a participação de um músico convidado. Nos dias 8 e 9 de outubro, o projeto ministrará oficinas gratuitas no espaço Maracatu Brasil, no Rio de Janeiro, e terá como convidado especial o baterista Guto Goffi, do Barão Vermelho. Informações para inscrição podem ser vistas ao fim da notícia.

O trabalho é realizado através de exercícios básicos de bateria que, associados a atividades pedagógicas e dinâmicas corporais, estimulam o desenvolvimento global do aluno e incentivam seus potenciais e habilidades. A ideia do projeto não é substituir a função de terapia ocupacional, reabilitação ou musicoterapia, mas permitir o contato com o instrumento e, indiretamente, com a música.

Segundo o coordenador, é possível observar resultados no desenvolvimento dos alunos, como o aumento da autoestima e da autoconfiança, a melhoria na socialização, o sentimento de bem-estar, a motivação em aprender, a troca de experiências, a descoberta de suas capacidades e limitações, além da contribuição para o desenvolvimento auditivo e psicomotor, independente da condição cognitiva, física ou social.

Mais informações: www.almadebatera.com.br

Vivência no Rio de Janeiro
Dias: 08 de outubro (quarta), das 16h às 18h (com participação de Guto Goffi) e 09 de outubro (das 10h às 12h).
Local: Maracatu Brasil
End: Rua Ipiranga, 49 – Laranjeiras – RJ
Público-alvo: pessoas com deficiência, músicos e interessados.
Inscrições pelo e-mail: paul_lafontaine@hotmail.com