Projeto Humans of NY e síndrome de Down

De uma página no Facebook para uma viagem ao redor do mundo. Esse foi o destino do fotógrafo americano Brandon Stanton, que há alguns anos mantém o projeto “Humans of New York”. Quando começou, o objetivo era fotografar e contar histórias de pessoas comuns de uma das cidades mais famosas dos Estados Unidos.

O sucesso foi tanto que Brandon recebeu um convite da ONU para rodar o mundo por 50 dias com o Humans of NY, e relatar desafios e alegrias de pessoas que residem em regiões que enfrentam dificuldades como guerra e pobreza. O tour é parte de uma campanha que quer destacar os objetivos de desenvolvimento do milênio.

A viagem começou no início de agosto de 2014 e inclui ao todo dez países, a serem visitados até o fim de setembro. Neste momento, o fotógrafo está na Cidade do México, onde registrou o relato emocionante de uma família e seu filho com síndrome de Down. Você confere a história e a foto abaixo.

“Não estávamos esperando por isso. Esperávamos que ele fosse um pouco gordinho, ou tivesse orelhas grandes, ou que tivesse uma aparência estranha, mas não esperávamos que ele tivesse síndrome de Down. Nos disseram que todos o exames estavam normais. Ficamos devastados no início, mas decidimos pegar o touro pelos chifres. E isso realmente nos aproximou. Nós estávamos nos afastando antes de ele nascer, mas ele nos deu um objetivo comum em que focar. Passamos dois meses juntos no hospital quando ele pegou pneumonia. E ele acabou por ser uma bênção. Não há nenhum mal nele. Ele é ou feliz, ou triste, ou bravo, mas nunca esconde e sempre expressa o que sente”

humans-NY-FB-SD

A história dessa família mostra que a síndrome de Down não escolhe país ou etnia ou classe social, e que a experiência de ter uma criança com síndrome de Down traz desafios comuns a todo e qualquer núcleo familiar.

Para saber mais sobre o projeto Humans of NY, é só acessar o site oficial (em inglês) e também matérias como as publicadas no Brainstorm #9 e no TechTudo.