Atleta com síndrome de Down disputa etapa final do Campeonato Brasileiro de Karate

 

Mailton Frazon Matos Crédito da foto: Nova News
Mailton Frazon Matos
Crédito da foto: Nova News

No início deste mês, Mailton Frazon Matos, de 26 anos, disputou e venceu a I etapa do Campeonato Brasileiro de Karate, em Campo Grande. O Atleta, que tem síndrome de Down, concorreu na categoria Kata, em uma sequência de movimentos que são avaliados de acordo com a execução perfeita dos golpes. Mailton e mais três atletas brasileiros, Guilherme Ramos, Samila Ramos e Pedro Matheus Morais, intensificam os treinos para participar da etapa final do campeonato, que será realizado na capital do país, Brasília. O evento esta programado para o mês de outubro de 2014.

Mailton treina karate desde 2008 sob a coordenação do professor Alexandre Silva Morais e responsabilidade de um sensei de Nova Andradina. De acordo com o professor Alexandre, essa é a primeira vez que o campeonato abre espaço para uma categoria especial. “O Mailton esta entre os atletas que podem marcar seu nome na história do Karate no Brasil, ele pode se tornar o primeiro campeão nacional nesta categoria”, explicou Alexander.

De acordo com a mãe do atleta e sua maior incentivadora, Maristela Frazon, a categoria que Mailton concorre é para deficientes, mas ela deixa bem claro que a deficiência não é desculpa e os atletas não são poupados. “Eles são avaliados com rigor, não tem diferença nenhuma, eles são capazes, por isso ganharam uma categoria só pra eles”, conta.

Maristela se emocionou ao lembrar do diagnóstico do médico. “Eu me sinto a mãe mais feliz do mundo, não digo que foi fácil chegar até aqui, principalmente com um diagnóstico que dizia que meu filho não seria capaz de fazer nada. Meu sentimento hoje é de vitória, meu coração se alegra por ele”, finalizou.

Questionado sobre o que estava sentindo em participar de um evento nacional, Mailton respondeu com felicidade. “Eu fui em Campo Grande e ganhei uma medalha, agora vou ganhar mais uma. Tenho que treinar bastante pra vender o campeonato”, disse ele.

Com informações de: Nova News