MD promove grupo consultivo com especialistas para debater rumos da educação de alunos com síndrome de Down

Encontro discute a educação de alunos com síndrome de Down Crédito da foto: Movimento Down
Encontro discute a educação de alunos com síndrome de Down
Crédito da foto: Movimento Down

A escola verdadeiramente inclusiva traz benefícios para todos os estudantes, com ou sem deficiência. Esta foi uma das principais conclusões de um grupo consultivo promovido pelo Movimento Down na última terça-feira (19/11) no Rio de Janeiro para debater os rumos da educação de pessoas com síndrome de Down. O evento contou com representantes de instituições como Unicef, Instituto Rodrigo Mendes, Observatório da Educação Especial, Apae/SP e Instituto Helena Antipoff, além de especialistas de diversos estados brasileiros.

Em busca de referências que possam auxiliar professores de todo o Brasil a promover a participação e o aprendizado de alunos com síndrome de Down e deficiência, o Movimento Down trabalha em uma publicação que apresentará as experiências de dez escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro. Os integrantes do grupo consultivo foram convidados a discutir as principais questões apresentadas no projeto editorial e a propor soluções que possam contribuir para a implementação de políticas publicas inclusivas em outras redes de ensino pelo Brasil.

“Queremos entender como a síndrome de Down afeta os alunos e como podemos oferecer oportunidades para que eles se desenvolvam e aproveitem ao máximo este momento na escola. Acreditamos muito no potencial do espaço escolar como um elemento ainda mais importante no caso das crianças com deficiência”, ressaltou Maria Antônia Goulart, coordenadora-geral do Movimento Down.

 Temas como o papel do professor das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), o diálogo entre a escola e a comunidade e possibilidades de avaliação e aprendizado para alunos com deficiência foram debatidos no encontro.

 “Não existe inclusão separando gente. Você não aprende sobre o outro se não esta junto com ele”, destacou a psicóloga Monica Pereira dos Santos, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.

 As discussões e contribuições do grupo consultivo serão incorporadas na publicação do Movimento Down sobre educação inclusiva, que será lançada no primeiro semestre de 2014. O relato das experiências com alunos de diversas faixas etárias no Rio de Janeiro tem o apoio do Instituto Helena Antipoff e conta com a consultoria de uma equipe especializada em educação.