Brasil leva quatro judocas com deficiência para competição internacional na Holanda

jfa
Quatro atletas foram selecionados para representar o Brasil da etapa Holandesa do Judô para Todos
Crédito da foto: CBJ

Amanhã, dia 12 de novembro, quatro judocas brasileiros embarcam para a cidade de Venary, na Holanda, para disputar a sétima edição do International Shenshu Tournament, uma das etapas do Judô para Todos (Judo for All). Os atletas Breno Viola e Yves Dupont, com síndrome de Down, e Antônio Lima, que nasceu com a síndrome do X frágil, e Nicola Sasso, que tem síndrome de Smith-Magenis, competem nos dias 16 e 17, em busca da tão sonhada medalha de ouro.

O Judô para Todos foi criado para que atletas com deficiência intelectual pudessem participar de competições internacionais, já que nos Jogos Paralímpicos o esporte é disputado apenas por judocas com algum grau de deficiência visual.

“A competição é organizada pela Sportinstituut Verhagen e ocorre a cada 2 anos. Esse nome foi dado pois ‘Shenshu’ é a palavra japonesa para ‘campeão’; e vemos todos os participantes como verdadeiros campeões!”, afirmou o técnico da equipe, Ricardo Lúcio.

Além dos brasileiros, alemães, italianos, belgas, britânicos, franceses e holandeses também estarão nos tatames da competição. Além dos atletas brasileiros, competem pelas medalhas judocas da Alemanha, Itália, Bélgica, Inglaterra, França e Holanda.