Pesquisa mostra que 99% das pessoas com síndrome de Down se consideram felizes

Crédito da foto: Su Florentino
Crédito da foto: Su Florentino

O maior desejo dos pais é que seus filhos cresçam e sejam felizes. No caso das pessoas que têm filhos com síndrome de Down, este desejo tem grande chance de ser realizado. É que uma pesquisa publicada no American Journal of Medical Genetics  apontou que 99% das pessoas que nasceram com a com síndrome disseram ser felizes com a própria vida.

O estudo realizou várias pesquisas para entender o impacto nas famílias da chegada de um filho com síndrome de Down e também o impacto da síndrome na felicidade dos próprios indivíduos. Os dados coletados foram surpreendentemente positivos.

Foram entrevistados 2400 pais de pessoas com a síndrome: 99% declaram amar os filhos, 97% disseram sentir orgulho dos filhos, 79% disseram enxergar a vida de uma forma mais positiva por causa de seus filhos. No universo destes 2400 entrevistados, apenas 5% disseram sentir vergonha de seus filhos e 4% se disseram arrependidos de tê-los deixado nascer.

No caso dos irmãos, os resultados também foram muito positivos. Quase todos os irmãos de pessoas com síndrome de Down consideram a relação com eles positiva e estimulante. 88% dos irmãos mais velhos disseram que o convívio com o irmão com síndrome de Down os transformaram em pessoas melhores e 94% disseram sentir orgulho dos irmãos com síndrome de Down.

Mas o dado mais relevante é o encontrado parte da pesquisa que entrevistou 284 pessoas com síndrome de Down maiores de 12 anos. 99% deles se disseram felizes e satisfeitos com a própria vida. 97% gostam de ser quem são e 96% gostam da maneira como se veem. A percepção acerca das relações familiares também é extremamente positiva. 99% expressam amor por suas famílias e 97% “adoram” os irmãos.

Com informações do Blog Saber Melhor