Carpe Diem busca jovens com síndrome de Down para elaboração de livro sobre inclusão escolar

Após “Mude seu falar que eu mudo o meu ouvir”, associação busca jovens para novo livro com depoimentos de jovens com SD. Crédito: Rosilene Miliotti/Imagens do Povo

A Associação Carpe Diem, que há 17 anos desenvolve projetos e ações para a construção de uma sociedade inclusiva, busca jovens com síndrome de Down interessados em participar da elaboração de um livro sobre a inclusão escolar sob a ótica de alunos com deficiência intelectual.  A instituição busca pessoas entre 13 e 25 anos que cursam ou já cursaram escolas regulares e/ou curso técnico.

A ideia deste projeto surgiu com a repercussão do livro “Mude seu falar que eu mudo meu ouvir”, lançado pelo Carpe Diem em 2011. A publicação tem como tema a acessibilidade e também foi elaborada por jovens com síndrome de Down. O trabalho provocou uma série de discussões e reflexões em pessoas de diversas áreas.

Diretora do Carpe Diem, Glória Moreira Salles conta que a instituição recebeu diversas solicitações para abordar a questão da acessibilidade das pessoas com síndrome de Down nas escolas. “Considerando que a inclusão escolar realmente ainda é um campo com questões a serem enfrentadas, aceitamos o desafio”.

O projeto de elaboração do novo livro terá a duração de dois anos, com encontros semanais de duas horas no Carpe Diem, em São Paulo. Serão organizados grupos de trabalho nos quais os jovens irão realizar atividades que suscitem reflexão e posicionamento crítico. Todos os encontros serão gravados e transcritos. O conteúdo do livro será criado a partir deste material, ou seja, da fala literal dos participantes.

As inscrições serão aceitas até a próxima quinta-feira (12/09) por meio do e-mail carpediem@carpediem.org.br. No campo “assunto” do e-mail, a associação pede que seja colocado o título “Projeto livro inclusão escolar”.

Veja o livro “Mude seu falar que eu mudo meu ouvir” e outras publicações na seção Livros do portal Movimento Down.