Aplicativos para iPad

Clique no nome do aplicativo para fazer o download:

Meus animais engraçados da fazenda PRO (Minha Fazenda) – São os animais da fazenda (vaca, porco, cavalo, burro, galinha, gato e cachorro) que emitem seus respectivos sons ao toque na tela, além de dizer seu nome em português ao tocarmos na palavra ao lado. Estimula a atenção, concentração, categorização, percepção auditiva e visual, além da nomeação.

If You´re Happy Dentro deste aplicativo há vários jogos, como o de procurar as partes do corpo de 3 animais misturados, livro para colorir animais, jogo de esconde-esconde de animais e um trem em que os animais estão nos vagões e emitem sons e seus nomes quando a criança toca na tela. Está em inglês, porém podemos utilizar traduzindo para português o nome para a criança. Estimula a atenção, concentração, memória, categorização, percepção auditiva e visual, conceito de cores e coordenação motora fina.

Music Sparkles Neste aplicativo há vários instrumentos musicais (guitarra, bateria, gaita, violão, sanfona, etc.) que, ao serem tocados pelo paciente, produzem diversos sons, dos mais agudos aos mais graves, além de possuírem o acompanhamento com melodia de outros instrumentos se o paciente quiser. Estimulam a percepção e discriminação auditiva e coordenação motora fina, além do interesse por música.

ISimon DLX Este aplicativo é muito parecido ao antigo brinquedo “Genius”, em que há 4 cores (azul, vermelho, amarelo e verde) e o paciente tem que seguir a ordem à medida que acende a luz. Possui vários níveis de dificuldade. Estimula a atenção, concentração, memória e conceito de cores.

Abc palavras (site desenvolvedor Technolio Inc) Um aplicativo muito interessante para pacientes que estão na fase de alfabetização. Nele aparece a imagem de um objeto e as letras que compõem seu nome embaralhados ao lado (divididas por vogais e consoantes). Abaixo aparece seu nome em marca d’agua, como apoio visual. O paciente tem que arrastar as letras em ordem para a formação da palavra e ao final é emitido o som de cada letra e o nome do objeto em questão. Pode ser usado em letras minúsculas e maiúsculas. Estimula a atenção, concentração, reconhecimento de letras e formação de palavras, consciência do som das letras e nomeação.

Abctrace (site desenvolvedor Technolio Inc) Também muito importante para pacientes em fase de alfabetização. Com o dedo e a ajuda de setas, a criança escolhe uma cor para cada letra do alfabeto. Além disso, emite o som da letra e possui apoio visual e auditivo ligando a letra a um objeto que comece com ela e seu som. Estimula a coordenação motora fina, conceito de cores, aquisição na escrita e sequência das letras do alfabeto e discriminação dos sons de cada letra.

Old MacDonald Neste aplicativo há vários jogos ligados aos animais da fazenda, como tocar o animal solicitado, encontrar o animal escondido e um teclado com os sons dos animais escolhidos, além de um quebra-cabeças de animais. Está em inglês, porém pode ser traduzido para o português durante a interação com a criança. Estimula a atenção, concentração, percepção auditiva, categorização, noção espacial, coordenação motora fina e percepção visual.

Preschool Toy Phone Um telefone multicolorido com teclas que permitem a escolha de várias categorias, como números, vegetais, frutas, animais, carros e instrumentos musicais. Ao tocar em um deles, a criança ouve seus sons ou, no caso das frutas e vegetais, seus nomes. Está em inglês, porém também pode ser adaptado durante o uso. Estimula a percepção dos sons, categorização, coordenação motora fina e nomeação.

Baby Este aplicativo é muito interessante porque contém a divisão das idades em que cada jogo pode ser usado com o paciente, principalmente com bebês. Contém figuras de animais e seus sons, alimentos e seus nomes e jogos da memória de nível fácil. Está em inglês, mas pode ser adaptado durante o uso com o paciente.

Kids Builder Este aplicativo contém vários cenários (praia, parque de diversões, sítio) em que um casal de porcos pede que a criança escolha a forma que se encaixa em cada objeto do cenário que fica iluminado. Está em inglês, mas pode ser traduzido simultaneamente para o português durante o uso com o paciente. Estimula a atenção, concentração e conceito de formas de uma forma lúdica e interativa.

Tooder Puzzle Shapes Também trabalha formas geométricas. Dentro de cinco opções, o paciente escolhe ao toque qual forma se encaixa na que está sendo mostrada com um ponto de interrogação. Estimula atenção, concentração, conceito de formas e a percepção visual.

O Verdureiro Puzzle para Colorir – Neste aplicativo há vários quebra-cabeças de legumes e frutas. Estimula atenção, concentração, categorização, noção espacial, percepção visual e nomeação.

Blocks for Young kids Este aplicativo lembra muito o antigo jogo “Tetris”, em que a criança tem que encaixar várias formas geométricas que vão aparecendo na tela. Estimula o conceito de formas, coordenação motora fina, percepção visual, noção espacial e resolução de problemas.

Little Writer – The Tracing App for Kids – Este aplicativo estimula o paciente a tracejar através de apoio visual letras maiúsculas, minúsculas, números e formas. Nas letras ele emite exatamente o som de cada uma. Estimula coordenação motora fina, formação de conceitos básicos como formas, letras e números, nomeação além de consciência dos sons das letras.

DotToDot numbers & letters lite – Este aplicativo estimula o paciente a conhecer a sequência do alfabeto ou dos números, que ligados um aos outros com o toque formam um objeto. Está em inglês, mas pode ser traduzido simultaneamente durante a interação. Estimula a sequência lógica, reconhecimento de letras e números, além da coordenação motora fina.

Candy Count Neste aplicativo cada bala tem uma cor diferente e tem que ser arrastada ao pote correspondente à sua cor. Ao final conta-se o número de balas em cada recipiente. Está em inglês, mas pode ser traduzido simultaneamente. Estimula a associação do conceito de cores, números e coordenação motora fina.

Magic Match Memory, Monster Hunt, Animal Match, Animal Free, Farm Match, Memory cards e Memory Games – São jogos da memória com diferentes níveis de dificuldades e categorias (animais, monstros, carros, frutas, doces, brinquedos, super-heróis, fadas, etc) que na maioria das vezes também emitem o som ou o nome dos objetos a serem memorizados. Alguns podem ser jogados em dupla, Estimulam a memória, atenção, concentração, interação, coordenação motora fina, percepção visual e auditiva e nomeação.

Princess Color, Junior Artist, Color Box HD, Draw & Doodle Free e Paint Sparkles – São aplicativos em que o paciente pode desenhar e pintar e criar diversos desenhos com múltiplas cores. Estimula a criatividade, conceito de cores e coordenação motora fina.

Livros para Crianças Geniais e Histórias de Embalar: HD – Nestes aplicativos existem diversas histórias infantis narradas em português. No segundo aplicativo, as histórias são interativas, então o paciente tem que fazer o que se pede para avançar. Todas estão em português. Estimula o pensamento, criatividade, percepção auditiva e ajuda reforçar o laço familiar.

Andy, Annie, Talking Harry, Dork, Max& Molly e Talking Gina – São aplicativos que estimulam a fala através de personagens que interagem e repetem o que a criança diz com a mesma voz ou vozes diferentes (mais agudas ou graves). Estimulam a atenção, intenção comunicativa, linguagem expressiva e receptiva.

Irritantes Efeitos Sonoros Este aplicativo possui vários sons separados por categoria, como animais, alarmes, tecnologia etc. Ele estimula o paciente na discriminação auditiva, percepção de sons e atenção.

Dress Style, Sweet Closet, Wedding!, Try it on, Dress Up, Red Carpet, Princess e Style me Girls São aplicativos em que um homem ou mulher tem que ser montados (olhos, boca, cabelos, etc) e vestidos pelo paciente, cada um em contextos e cenários diferentes. Estimulam a noção corporal, criatividade, raciocínio, planejamento, jogo simbólico e atividade de vida diária (vestir-se).

Salad Maker, Make Lemonade, Cake Maker, Donut, Make Pancakes, Bakery Story e Make Cakes Estes aplicativos estimulam através da preparação de alimentos o jogo simbólico e a criatividade, além do planejamento, nomeação e estímulo à alimentação.