Ser Diferente é Normal! Instituto Meta Social promove campanhas pela inclusão

Gilberto Gil, sua filha Preta, Paula Werneck e outros artistas soltaram a voz para celebrar as diferenças com a música “Ser diferente é normal”, dos compositores Vinícius Castro e Adílson Xavier para a campanha do Instituto Meta SocialA grande novidade desta edição é que o público também pode fazer parte da iniciativa: letra e música estão disponíveis no site da campanha para que todos possam reunir os amigos, festejar a beleza da diversidade humana e enviar vídeos com versões da canção. As participações podem fazer parte de uma edição especial do vídeo e aparecer na tv.

Trabalhando há cerca de 20 anos no desenvolvimento de ações na mídia para promover a inclusão social, o Instituto Meta Social mostra de forma positiva e alegre que todas as pessoas têm potencialidades e limitações. O objetivo é combater o preconceito e  mostrar à sociedade que todos possuem o mesmo valor humano e, por isso, merecem ser tratados com respeito e dignidade.

Coordenadora do Instituto, Helena Werneck conta que a produção de campanhas para a televisão começou em 1996. Em 1998, com a campanha “Carlinhos”, a mensagem do Meta Social tomou proporções internacionais. O filme foi amplamente divulgado e recebeu o Globo de Ouro entregue pelos apresentadores Fausto Silva e Ana Maria Braga, o Bronze no Festival Internacional de Nova York e o Leão de Bronze no Festival de Cannes, na França, considerado o mais importante do mundo para a publicidade. Outro marco importante foi a parceria com a agência Giovani+Draftfcb em 2003, responsável pela criação do slogan “ser diferente é normal” e o lançamento da campanha “Adolescente”.

Paulinha, a estrela da bateria

Paula Werneck

Após a campanha “Adolescente”, Paula Werneck passou a ser reconhecida nas ruas e a participar de programas de TV e até de novelas. Rotina cansativa? Não para a jovem, que adora participar de gravações: “Eu me divirto muito e conheço pessoas legais. Eu gostei de aparecer na novela com a Luciana. Foi legal”. Ela fez participações nas novela América e Páginas da Vida.

Aos 24 anos, Paulinha, como a jovem é conhecida, divide seu tempo entre o trabalho na Escola Carolina Patrício, no Rio, as aulas de bateria, vôlei e musculação e namorado, que também tem síndrome de Down. Nos momentos de lazer, gosta de sair com os amigos e o namorado para ir ao cinema ou dançar. “Eu estou namorando há três anos e quatro meses. O nome dele é Daniel.” conta orgulhosa.

O Instituto Meta Social e o Movimento Down convocam todos a participar dessa linda campanha pelo fim do preconceito. Seja produzindo seu próprio vídeo ou apenas compartilhando a música. O importante é participar.

Confira os outros artistas que já gravaram suas versões da música ‘Ser diferente é normal’:

– Lenine

– O Projeto Som na Sala

– Digão, da banda Raimundos

Confira abaixo as demais campanhas do Instituto Meta Social: