Estimulação nas atividades do dia a dia

Crédito da foto: Edmilson de Lima/Imagens do Povo
Crédito da foto: Edmilson de Lima/Imagens do Povo

– Na hora do banho, estimule o bebê com movimentos de pressão sobre braços e pernas, movimento circulares sobre a barriga e de cima para baixo nas costas. Isso ajuda o bebê a conhecer melhor o próprio corpo.

– Na hora de vestir o bebê, dê preferência a roupas com abertura frontal ou nos ombros e que passem facilmente pela cabeça. Isso evita movimentos bruscos.

– Na hora de carregar o bebê, é importante colocá-lo do lado direito e do lado esquerdo. A cabeça deve ficar bem apoiada e alinhada com o corpo enquanto ele não conseguir sustentá-la. A regra também vale quanto o bebê não estiver no colo: mude a posição dele diversas vezes para estimulá-lo.

– Quando o bebê conseguir sustentar sua cabeça, é possível carregá-lo em “cadeirinha”, para que ele possa olhar o ambiente de frente. Evite carregar seu bebê com as pernas abraçadas ao seu corpo. Os braços dele devem ficar livres e as pernas, fechadas.

– A criança com síndrome de Down precisa de limites como todas as outras. Não tenha medo de dizer “não” firmemente quando for necessário.

– Incentive seu filho a brincar com outras crianças sempre que puder. As crianças com síndrome de Down aprendem observando e imitando os outros, e é mais fácil aprender com outras crianças da mesma idade como se comportar adequadamente.

– Quando o bebê já estiver andando, procure não facilitar seu caminho retirando móveis ou objetos. Dificuldades fazem parte da rotina de todos nós, esse pode ser um aprendizado valioso para ele!

– A criança pode ser incentivada a correr em brincadeiras. O pular também pode ser estimulado com uma cama elástica, primeiro com apoio das mãos, depois sem. Mas, atenção: qualquer brincadeira que possa provocar movimentos bruscos de cabeça deve ser evitada se a criança não tiver passado por nenhum exame para avaliar a região do pescoço.

– Deixe que a criança tenha contato com o espelho e que possa se ver de corpo inteiro para que ela possa ganhar consciência corporal.

Fontes:
Down Syndrome UK
Guia do bebê com síndrome de Down – dr. Zan Mustacchi
Síndrome de Down: estimulação precoce – 0 a 6 meses – editado e distribuído gratuitamente por Projeto Down (www.sosdown.com.br)
Ideias de estimulação para a criança com síndrome de Down – Josiane Mayr Bibas e Ângela Marques Duarte