Primeira professora com Down no Brasil é destaque no programa ‘Fantástico’

Débora Seabra é a primeira professora com síndrome de Down do Brasil. Crédito: reprodução/TV Globo

O programa “Fantástico” exibiu no último domingo (14/07) uma reportagem sobre Débora Seabra, primeira professora do Brasil com síndrome de Down. No vídeo, Débora e sua família falam sobre as diversas barreiras quebradas ao longo da vida da educadora, hoje com 32 anos. Clique aqui para conferir a matéria na íntegra.

O quadrinista, escritor e jornalista Henfil foi o primeiro a acreditar que Débora poderia ter uma vida normal. Padrinho da menina, ele incentivou a estimulação precoce desde seus primeiros meses de vida – o que atualmente é recomendado para favorecer o desenvolvimento de todos os bebês com síndrome de Down.

Débora cresceu estudando em uma escola regular e gostou tanto da experiência em sala de aula que acabou se tornando professora. Segundo a reportagem, é adorada por pais e alunos da escola na qual trabalha. “Faz com que as crianças enxerguem essa diferença de maneira natural”, afirma Laísa Palhano, mãe de uma aluna.

E quem pensa que a potiguar realizou todos os seus sonhos está muito enganado. Débora anda bastante ocupada em seu novo projeto, um livro sobre fábulas inclusivas. A publicação conta com apresentação elogiosa do escritor João Ubaldo Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras, e já está na gráfica. “A gente não pode desistir dos nossos sonhos, né?”, ensina Débora.